O mercado de Publicidade Digital brasileiro continua em expansão. De acordo com o estudo 'Digital AdSpend 2025', realizado pelo IAB Brasil (sigla em inglês para 'Interactive Advertising Bureau) em parceria com a Kantar Ibope Media, os investimentos no setor atingiram R$ 37,9 bilhões em 2024, crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Desde 2020, o aumento acumulado já chega a 60%.
As redes sociais seguem como destino prioritário dos recursos, com 53% do total, seguidas por mecanismos de busca (28%) e portais (19%). Os segmentos que mais investiram foram comércio (quase 20%), serviços ao consumidor (10,9%) e eletrônicos/informática (6,7%). A chegada do TikTok Shop ao Brasil, em maio deste ano, também movimentou o setor e pode representar de 5% a 9% do e-commerce nacional até 2028.
Diante deste cenário, Rafael Magdalena, diretor da US Media Performance, apresentou oito dicas práticas para anunciantes e agências otimizarem resultados no ambiente digital. ?Não existe receita de bolo: vídeos longos ou curtos podem ter desempenhos variados, e o sucesso depende de estratégia, canal e experimentação?, afirma.
Para os anunciantes, Rafael recomenda atenção a quatro pontos principais: orçamento inteligente, vídeos adequados à plataforma, mensuração eficaz e integração multicanal. No caso das agências, os destaques são diferenciação no mercado, uso estratégico de dados, criatividade em vídeos e parcerias bem estruturadas.
Sobre o estudo
A US Media, que atua como hub de soluções de mídia nas Américas, representa plataformas como Vevo, One Football, Tinder e WeTransfer. A empresa é responsável por oferecer serviços de publicidade de ponta a ponta e intermediação de mídia internacional, além de apoiar marcas na construção de conexões valiosas com suas audiências.