Série documental revela os bastidores do cosplay no Brasil e estreia 21 de julho no Dia Nacional do Cosplay

Evolução do Cosplay mergulha em três décadas de história, criatividade e resistência das comunidades brasileiras de cultura pop

08/07/2025 11:00 / Atualizado em 08/07/2025 11:26
Série documental revela os bastidores do cosplay no Brasil e estreia 21 de julho no Dia Nacional do Cosplay /Crédito: Divulgação

'A Evolução do Cosplay' estreia na data em que se comemora o Dia Nacional do Cosplay, com episódios inéditos às segundas-feiras, às 21h, no canal Prime Box Brazil. O primeiro episódio estreia no próximo dia 21. A série mergulha na história e nos bastidores dessa expressão cultural no Brasil, ao longo de três décadas de criatividade, resistência e paixão pela cultura pop.

Com direção de Maristela Mattos, produção da Olé Produções e apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a obra apresenta um panorama inédito sobre o cosplay brasileiro por meio de seis episódios que reúnem depoimentos de diferentes gerações de fãs, artistas, cosplayers e criadores.

Reconhecimento internacional

Antes mesmo do termo 'cosplay' ganhar força no Brasil, concursos de 'indumentária intergaláctica' já movimentavam fãs de ficção científica nos anos 1980. A série parte desse ponto para traçar uma linha do tempo que acompanha o crescimento do cosplay junto à popularização do universo geek, da cultura otaku - grupo de fãs apaixonados por anime, mangá, videogames e outros produtos da cultura pop japonesa - e dos games.

Com uma abordagem afetiva e cronológica, a produção mostra como o cosplay foi sendo moldado à realidade brasileira, com improviso, carnaval, e muita inventividade. Além disso, revela os bastidores da profissionalização do setor, com foco nos cosmakers: artesãos especializados na criação de figurinos, acessórios e armaduras que movimentam o mercado criativo.

O Brasil, inclusive, é destaque internacional com títulos conquistados no World Cosplay Summit, principal campeonato mundial da categoria, mas também enfrenta desafios como preconceito, elitização, saúde mental e sustentabilidade da prática.

Representatividade

Mais do que figurinos impressionantes, o cosplay é apresentado como um fenômeno social e um espaço de construção de identidade. A série abre espaço para reflexões sobre inclusão, apropriação, padrões estéticos, e pertencimento, por meio dos relatos de cosplayers de diferentes perfis e regiões do país.

Questões como a pressão dos concursos, os impactos da exposição nas redes sociais e os obstáculos enfrentados por quem está fora dos padrões de beleza ou acesso econômico também são abordados.

'A Evolução do Cosplay' também celebra a criatividade brasileira, destacando o uso de materiais recicláveis, técnicas manuais adaptadas, engenhocas eletrônicas, maquiagem de precisão e construção de cenários, elementos que transformaram o cosplay nacional em referência estética nos palcos internacionais.

Com um olhar que une o jornalismo cultural ao documental, a série revela o cosplay como uma linguagem híbrida que transita entre teatro, moda, artes visuais, cenografia e audiovisual. Por fim, a série também aborda o impacto do isolamento social sobre a comunidade cosplay e ressalta a importância dos eventos presenciais como espaços de encontro, troca e fortalecimento coletivo.