Relatório da Fenaj e condenação no Rio Grande do Sul são destaques do Tambor da Aldeia

Edição de material realizado por Vilson Romero já está disponível no blog

Material aborda sobre as principais ocorrências envolvendo a liberdade de Imprensa - Crédito: Reprodução

A nova edição do boletim Tambor da Aldeia, de março deste ano, já está disponível no blog. O material busca informar sobre as principais ocorrências envolvendo a liberdade de Imprensa no Brasil e no mundo, abordando neste mês sobre o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a condenação de colunista e jornal do Rio Grande do Sul. A pesquisa e edição do conteúdo é realizada pelo jornalista e diretor de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Vilson Romero.

Na edição de maio foram registradas 12 ocorrências nacionais e sete internacionais envolvendo a liberdade de imprensa. No Brasil, um dos destaques é o relatório anual da Fenaj denunciando que, apesar de ter reduzido, a violência contra a Imprensa ainda preocupa. No Rio Grande do Sul, o assunto abordado é sobre a sentença de primeira instância na qual uma juíza condena a colunista Rosane de Oliveira e o jornal Zero Hora a indenizarem desembargadora que teve sua remuneração divulgada em 2023. 

O conteúdo também lamenta e repudia as agressões físicas e verbais sofridas por profissionais em Santa Catarina, Goiás e Sergipe. Já na coluna 'Pelo Mundo', o boletim volta a registrar mortes de jornalistas na Faixa de Gaza e no México e o aumento da repressão à imprensa em El Salvador.

Comentários