O Spotify divulgou, na última semana, a sexta edição do 'Culture Next', relatório anual que revela tendências globais dos usuários da plataforma. Na edição deste ano, o levantamento mostrou: 70% do público da geração Z no Brasil, que abrange pessoas entre 15 e 24 anos, têm usado o aplicativo como refúgio contra o doom-scrolling. O nome é dado à atividade de passar muito tempo de uso ao telefone celular ou computador -, lendo histórias de notícias ruins ou negativas nas redes sociais.
De acordo com a pesquisa da plataforma, as redes sociais têm causado sentimentos de solidão e isolamento. Apontou-se que 73% da geração Z brasileira acredita que as pessoas são mais solitárias atualmente do que uma década atrás. Conforme o estudo, o que tem sido usado como antídoto contra isso são as músicas e podcasts, que geram conexão on-line e até presencialmente.
O relatório mostrou, ainda, que 74% dos entrevistados assistiram a um show de música ao vivo no último ano e que 37% participou de um espetáculo ou gravação de um podcast. Além disso, 36% esteve em uma festa de exibição presencial para um novo episódio de um videocast.