O Grupo RBS anunciou uma nova estrutura organizacional para 2026, com a divisão da empresa em três pilares. A mudança tem como propósito potencializar o crescimento da organização, promovendo avanços em projetos estratégicos de mídia e expandindo a frente de novos negócios. Há 25 anos na empresa, a atual diretora-executiva de Mercado, Patrícia Fraga, será a nova CEO da RBS Mídias a partir de janeiro de 2026. Nesse novo ciclo, Claudio Toigo deixará de atuar como CEO e continuará contribuindo com a RBS a partir do Conselho de Gestão, presidido por Nelson Sirotsky.
Outra mudança diz respeito à Mariana Silveira, CFO do Grupo desde 2019. Ela ampliará o escopo como diretora-geral da área corporativa de Gestão, Finanças e Pessoas do Grupo RBS, enquanto Fernando Tornaim e Maurício Sirotsky Neto seguem na liderança da RBS Ventures.
RBS Mídias, RBS Ventures e Gestão, Finanças e Pessoas do Grupo RBS são os três novos pilares. O primeiro tem como foco o crescimento e a manutenção das operações de mídia, enquanto o segundo é voltado ao desenvolvimento de novos negócios relacionados à indústria de mídia, bem como a oportunidades de diversificação. Por fim, o último será uma área corporativa centralizada, responsável por garantir uma gestão mais abrangente e integrada para que as operações possam dar foco e velocidade na realização dos objetivos de negócio.
Na nova missão, como conselheiro, Toigo focará no acompanhamento da execução dos projetos estratégicos da empresa e na implementação do novo modelo de operação e governança. "No Conselho, poderei contribuir a partir de novas perspectivas em um novo ciclo profissional planejado há algum tempo por mim e construído em conjunto com a RBS", diz.
Patrícia afirma que assume este desafio com muita alegria, ciente da responsabilidade. "Os desafios futuros exigirão que estejamos cada vez mais conectados aos nossos públicos, levando nosso Jornalismo, esporte e entretenimento a um novo patamar por meio de uma jornada multicanal e um ecossistema de mídia completo."
De acordo com Mariana, é com orgulho que assume este novo desafio na RBS, tendo a missão de, a partir da área de gestão centralizada, oferecer suporte estratégico para a realização dos objetivos de negócio. "Garantindo a solidez dos processos, a eficiência na alocação de recursos e o alinhamento das políticas corporativas. Com visão de portfólio e foco em resultados sustentáveis, vamos atuar para fortalecer ainda mais a cultura de colaboração e inovação e o desenvolvimento de nossas pessoas."
Novo ciclo digital; novas mudanças
Na estrutura a ser implantada em 2026, a 'RBS Mídias' contará com um novo Comitê Executivo. O diretor comercial para o Interior, Leonardo Persigo, substituirá Patrícia Fraga à frente da área de Mercado. Tiago Cirqueira, atualmente à frente do Esporte da RBS, passará a liderar uma nova diretoria, com foco em desenvolvimento de produtos digitais. Eles se somam a Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte; Caroline Torma diretora de Marketing, Programação TV e Entretenimento; e Marco Gomes diretor-executivo de Operações e Entretenimentos e Negócios Business to Costumer (B2C). Com esta reestruturação, Marcelo Leite, diretor-executivo que liderou a fase de formulação e implantação do projeto digital, deixará a empresa após 15 anos de contribuição.
De acordo com o presidente do Conselho de Gestão e líder do Conselho Editorial da RBS, Nelson Sirotsky, a movimentação trata de um "movimento natural, feito a partir das pessoas e valorizando os talentos internos, com o objetivo de garantir o fortalecimento da empresa para o futuro". "Seguimos perseguindo nossa missão, focados em nossos públicos e cientes da relevância do nosso papel para com a sociedade."