A intenção é disponibilizar, de forma gratuita, a estrutura tecnológica completa para sites, por meio de recursos como hospedagem, cibersegurança, SEO, configuração de mídia programática, e-mail profissional, suporte técnico, relatórios e insights. A capacidade inicial é para cerca de 1.000 portais.
Fernanda Lara, CEO do I'Max, pontua sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) e o quanto esses meios diminuem a audiência dos portais. Para a diretora, quem mais sofre com a nova entrega de informações são os donos de veículos: ?O Jornalismo local atuante é fundamental para a democracia, previne a desinformação e contribui para a educação e o crescimento do país?, afirma.
Sobre o 'Mais Pelo Jornalismo'
Interessados em participar do projeto, intitulado 'Mais Pelo Jornalismo', como pré-requisito é preciso que os donos de veículos ajam com transparência e ética em suas trajetórias. Também é necessário que os portais tenham seu próprio domínio - endereço eletrônico -, além da publicação de conteúdos qualificados que estejam nas normas do Código de Ética do programa. ?Nossa ideia é ser um parceiro tecnológico das mídias locais e segmentadas, sem contrapartida financeira, nem venda de dados.?, comentou a CEO.
O proprietário precisa ter um veículo de Comunicação estabelecido ou ser um jornalista com experiência comprovada. Fernanda comenta sobre o objetivo de atingir mil portais até julho de 2025. Ela ainda destaca que o investimento é significativo, mas que não é uma questão de quanto mais, melhor. Com isso, buscam focar nos objetivos digitais de cada parceiro no digital, além de aumentar a rentabilidade.
O projeto não fará competição entre audiência nos portais, serão atendidos por ordem de inscrição. Dentro dos critérios apresentados, é preciso preencher um formulário para estabelecer o primeiro contato. Posteriormente, haverá uma reunião para que possam sanar dúvidas.