Prêmio Assembleia Legislativa celebra curtas gaúchos

Maior Vencedor da Noite foi Trapo, de João Chimendes, que venceu categoria de melhor filme

17/08/2025 22:30
Prêmio Assembleia Legislativa celebra curtas gaúchos /Edison Vara/Ag.Pressphoto

A entrega do Prêmio ALRS de Cinema marcou o final desta noite deste domingo, 17, no Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia honrou o setor do audiovisual gaúcho, homenageando tanto produções de ficção quanto documentários. ?Esse prêmio demonstra o compromisso do nosso legislativo com o cinema gaúcho?, afirmou o deputado estadual Pepe Vargas (PT) em discurso na premiação. O congressista encerrou o discurso pedindo o que chamou de uma ?cruzada cívico-nacional? pela aprovação da regulação dos serviços de streaming no Brasil.

A premiação é resultado de uma parceria entre a ALRS, a Prefeitura de Gramado e a Gramadotur.  O evento foi celebrado pelo jornalista cultural Roger Lerina e pela radialista Marla Martins e teve transmissão pela TV Assembleia. A cerimônia também entregou o Troféu Sirmar Antunes para a atriz Gloria Andrades.  

O Prêmio, promovido pelo corpo legislativo do Rio Grande do Sul, já tem vinte e dois anos de existência. O valor da competição de Melhor Filme é de R$11,000, e de R$5,500 para as demais categorias. Apenas 18 curtas chegaram até a mostra final, mas mais de 200 filmes foram inscritos na competição. 

Confira a lista completa dos vencedores: 

Melhor Montagem: Alfredo Barros, por Imigrante/Habitante;

Melhor Direção de Arte: Clara Trevisan, por Mãe da Manhã

Melhor Trilha Sonora: Zero, por Bom Dia, Maika!

Melhor Edição de Som: Vini Albernaz, por Mãe da Manhã

Melhor Fotografia: Takeo Ito, por Gambá

Melhor Roteiro: Cassio Tolpolar, por Imigrante habitante

Melhor Produção: Renata Wotter, por O Jogo 

Melhor Figurino: Samy Silva, por A Sinaleira Amarela

Melhor Atriz: Mikaella Amaral, por Bom dia, Maika!

Melhor Ator: Igor Costa, por O Pintor

Melhor Direção: Viviane Jag Fej Farias / AMallia Brandolff, por Fuá - o Sonho

Melhor Premio Juri da Critica: Gambá

Melhor Filme: Trapo, de João Chimendes

A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.