Prefeitura de Porto Alegre lança série de vídeos '#EuFaçoEducaçãodePortoAlegre'

Iniciativa traz produções curtas que contam a história de pessoas que, por meio de suas trajetórias, construíram e constroem a educação na Capital

Iniciativa foi lançada, na última terça-feira, 15, durante a plenária temática de Educação, Esporte e Lazer o Orçamento Participativo - Crédito: Giulian Serafim/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre lançou, na última terça-feira, 15, durante a plenária temática de Educação, Esporte e Lazer o Orçamento Participativo, a série de vídeos '#EuFaçoEducaçãodePortoAlegre'. A iniciativa traz produções curtas que contam a história de pessoas que, por meio de suas trajetórias, construíram e constroem a educação na Capital gaúcha.

A primeira personagem da série é Vitulia Gonçalves, mulher negra, de 81 anos, natural de Laguna, Santa Catarina, de origem pobre e que se mudou para Porto Alegre em busca de uma vida melhor. Em 1985, junto a outros moradores, foi uma das fundadoras da Associação dos Moradores Dutra Jardim, no bairro Vila Santa Rosa de Lima. Desde então, tornou-se uma liderança por melhoria para a comunidade.

O maior dos legados de Vitulia começou a se desenhar dentro das reuniões do Orçamento Participativo, quando idealizou um espaço para atender às crianças da comunidade. O local, que, graças à sua perseverança e liderança, tornou-se realidade em setembro de 2009, com a inauguração oficial da Escola de Educação Infantil Dutra Jardim. Atualmente com 16 anos, a escola, parceira da rede municipal, atende 114 crianças de quatro meses a seis anos.

Para Leonardo Pascoal, secretário de Educação, Vitulia é um símbolo de perseverança, de luta pela educação infantil e amor pelas crianças e por sua comunidade. "Este projeto tem o objetivo de dar luz a esses personagens extremamente importantes, muitas vezes anônimos e que transformam realidades por meio da educação", afirma.

A iniciativa, idealizada pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação (Smed), conta com produção e edição da equipe de audiovisual do Gabinete de Comunicação Social (GSC) da prefeitura da Capital. Para o coordenador de Comunicação da SMED, Orlando Moraes, Comunicação é sempre sobre contar histórias. 

Conforme Orlando, é por meio de ações de Comunicação como a '#EuFaçoEducaçãodePortoAlegre' que é possível inspirar, valorizar e transformar o mundo. "Nossa expectativa é produzir vídeos mensalmente, a serem divulgados nas redes sociais e canais oficiais da prefeitura de Porto Alegre", afirma.

Comentários