Podcast do Grupo Radioweb aborda o terror psicológico sofrido pelos brigadianos

Com cinco episódios, a série apresenta depoimentos pessoais que relatam os abusos que passaram dentro da Brigada Militar

A maior causa de morte de brigadianos gaúchos nos últimos cinco anos foi o suicídio - Crédito: Divulgação

O Grupo Radioweb publicou uma série especial de cinco episódios abordando o assédio e suicídio na Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com relatos pessoais de brigadianos da ativa e da reserva. Os depoimentos denunciam excessos cometidos durante a formação profissional nos batalhões, escala de trabalho exaustiva e perseguições por oficiais da corporação. O conteúdo em áudio produzido pelo repórter Leno Falk não conta com respostas por parte da Brigada Militar, pois a força de segurança pública não retornou às perguntas feitas sobre o tema.

A reportagem faz um recorte entre fevereiro de 2018 até o mesmo mês de 2023, período em que 49 suicídios de brigadianos foram registrados, o que representa mais da metade de todas as mortes na Brigada Militar entre esses cinco anos. Após três meses de produção, entre a apuração de denúncias, entrevistas até a edição final, o conteúdo foi publicado com o objetivo de permitir o entendimento da realidade do policial militar de nível médio no Estado.

De acordo com a equipe, a série mostra as falhas do sistema policial brasileiro e a pressão sofrida pelos brigadianos diariamente, que desencadeiam em graves problemas de saúde mental. Todos os episódios podem ser ouvidos acessando o link.

Comentários