Pesquisa indica que nove a cada 10 brasileiros já se depararam com fake news
Foram entrevistadas 2,4 mil pessoas com objetivo de mapear a relação do público com notícias falsas

Uma parceria da Weach Group, empresa de solução de Marketing de Performance e Mídia Programática, com a Hibou, companhia de pesquisas e insights, realizou uma série de entrevistas com 2,4 mil brasileiros com o objetivo de mapear a relação do público com notícias falsas. A pesquisa indicou que nove em cada 10 pessoas, cerca de 91%, já se depararam com fake news. A maior parte dos usuários (54%) optou por sair do site e 39% denunciaram a publicação.
De acordo com a pesquisa, o público adota hábitos para lidar com o obstáculo. Cerca de 54% buscam por informações em outras fontes antes de compartilhar, e 33% procuram por erros. Além disso, 42% confiam mais em sites especializados. O estudo também explorou a percepção dos consumidores com marcas que são veiculadas junto a notícias falsas.
A pesquisa mostrou que cerca de 33% dos consumidores deixam de seguir a marca após ver anúncios em notícias enganosas. Também apontou que 61% deles tendem a confiar em empresas que se posicionam em casos de propaganda em conteúdos falsos. Além disso, 68% dos entrevistados acreditam que a instituição é conivente com a mentira e 69% se sentem impactados por estabelecimentos associados a fake news.