Padrinho recebe prefeitura de Santa Maria para conversa sobre Comunicação Criativa

Profissionais tiveram bate-papo sobre cases desenvolvidos pelo poder público da cidade

Padrinho recebeu comitiva santamariense - Divulgação

Nesta terça-feira, 29, a Padrinho Conteúdo recebeu uma comitiva da prefeitura de Santa Maria para um bate-papo sobre Comunicação Criativa no setor público. Representaram o governo municipal da cidade o secretário de Comunicação Ramiro Guimarães e o diretor de Arte Camilo Licinio. Juntos, eles apresentaram cases e estratégias utilizadas, que se valem do humor e da criatividade para melhorar o contato com os cidadãos.

Entre os casos abordados no encontro estavam campanhas institucionais para a redes sociais, principalmente de imunização, que utilizam elementos da cultura pop, como música, cinema, desenhos e teledramaturgia. Como resultado, a ação 'Entre seringas e memes: como despertar o interesse da população santa-mariense para as ações de vacinação contra a Covid-19' alcançou o segundo lugar na categoria Comunicação Social no '4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal 2022', promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Para Ramiro, o uso dos memes auxilia no engajamento e na busca pela viralização, o que contribui para que o recado chegue ao maior número de pessoas. "Ser responsável não significa ser chato, engessado. É preciso leveza, e o humor ajuda nisso. O meme é leve, mas existe uma demanda, um conteúdo a ser comunicado, por trás", pontuou. A estratégia gerou postagem, conforme o diretor, que alcançou 20 mil interações. A diretora de Relacionamento e Conteúdo da Padrinho, Alexandra Zanela, comentou o trabalho. "É um case de criatividade, de execução e de enxergar oportunidades. Ou seja: Comunicação", disse.

Camilo ainda falou sobre a busca por inspiração e referências para compor as peças gráficas das campanhas. Ele destacou que é preciso pesquisar e "furar a própria bolha", consumindo variados tipos de informações. "Eu sei um pouco de tudo, ao menos do que está acontecendo. Para quem cria conteúdo, o algoritmo é um inimigo. Eu leio sobre times de segunda divisão da Groenlândia a matérias sobre economia", explicou.

Comentários