Padrinho Conteúdo e Assessoria celebra 10 anos de atuação no mercado

Agência foi fundada em Porto Alegre por dois sócios, Alexandra Zanela e Carlos Guilherme Ferreira, e hoje a equipe é formada por 15 pessoas

16/01/2024 12:00
Padrinho Conteúdo e Assessoria celebra 10 anos de atuação no mercado /Crédito: Divulgação

A Padrinho Conteúdo e Assessoria está celebrando 10 anos de atuação no mercado, nesta terça-feira, 16. A agência foi fundada em Porto Alegre por dois sócios, Alexandra Zanela e Carlos Guilherme Ferreira e, hoje, a equipe é formada por 15 pessoas. Além disso, ampliou o escopo que foge somente do conteúdo em texto, o que trouxe premiações em Assessoria de Imprensa e na produção de podcasts, representando o principal marco da empresa nesta uma década. 

Para Alexandra, é difícil apontar apenas um fato como o mais importante na trajetória da agência. ?A Padrinho nasceu a partir da nossa inquietação e da certeza de que poderíamos acrescentar qualidade ao mercado gaúcho de Comunicação. Fizemos muito nesses 10 anos e podemos olhar para trás com orgulho?, afirma. 

Carlos recorda que a empresa foi formada com uma estrutura enxuta e se estruturou com as próprias forças, filosofia mantida até hoje. ?Sempre tivemos a crença de crescimento sustentado. O início foi muito difícil, mas conseguimos nos manter e, pouco a pouco, conquistar novos clientes e oferecer mais produtos. E as pessoas que estiveram ao nosso lado foram, e ainda são, fundamentais?, explica.

A agência de Comunicação foi idealizada como uma aposta dos colegas que buscavam mais do que a experiência em redações em grandes veículos. Em 2013, Alexandra era editora-executiva no portal Terra, enquanto Carlos atuava como editor e repórter em Zero Hora. Em conversas sobre o futuro, a dupla encontrou a vontade de empreender na Comunicação. A Padrinho foi aberta sem sede, investimento e equipe, cada um trabalhava de sua casa, com o próprio computador, até encontrar a primeira sala, compartilhada com a designer Mariana Giuliani, três meses depois. Sobre a escolha do nome, segundo Alexandra, 'Padrinho' é sinônimo de cuidado e atenção, definição que estava dentro do que os sócios imaginavam no relacionamento com os clientes. ?Não é à toa, surgiu a expressão 'dindos' nas trocas com a equipe da agência?, explica.

Além das dificuldades de começar um negócio, a agência passou seus primeiros 10 anos precisando atravessar crises econômicas que afligiram o País, além da pandemia de Covid-19. Para os sócios, fatores como a qualidade das entregas, agilidade no atendimento, profissionalismo da equipe e boa relação com os clientes foram essenciais para o crescimento.

Os primeiros serviços prestados pela Padrinho foram reportagens para veículos nacionais e internacionais, como El Comercio, do Equador, SBT, Veja, Terra e The Times da Inglaterra. Graças a esses trabalhos, abriu-se o leque de clientes, sempre mantendo a produção de conteúdo como núcleo, além do gerenciamento de redes sociais, Assessoria de Imprensa, coberturas de eventos, desenvolvimento e edição de textos e publicações e, mais recentemente, gravação e divulgação de podcasts e videocasts.

Dez anos depois

Hoje, a Padrinho conta com uma equipe dividida entre os hubs de Produção de Conteúdo, Assessoria de Imprensa e Audiovisual. A sede da empresa, localizada no Centro de Porto Alegre, foi reformada recentemente para a instalação de um estúdio próprio, onde são gravados e editados os podcasts em áudio e vídeo com equipamentos que permitem mobilidade para trabalhos externos.

A expectativa é que a empresa cresça neste ano 30% em faturamento, de forma equilibrada entre os produtos de assessoria de imprensa, conteúdo e podcast. Segundo Carlos, o planejamento estratégico da Padrinho prevê crescimento anual de 30% para o ciclo 2022-2026, meta que foi superada nos dois últimos anos. Também está nos planos da agência se tornar referência de qualidade no mercado gaúcho.