Organização do 'Globo de Ouro' anuncia mais três gaúchos no corpo de votantes da 83ª edição da premiação
Matheus Machado, Rodrigo de Oliveira e Stephanie Espíndola se juntam a Miriam Spritzer, que integra o júri desde 2022
A organização do 'Globo de Ouro' anunciou o corpo de votantes da 83ª edição da premiação. O Rio Grande do Sul será representado por mais três comunicadores, do total de 38 jornalistas e críticos de cinema brasileiros. Entre eles estão os jornalistas Matheus Machado, da Matinê Cine&TV, Rodrigo de Oliveira, da Almanaque21, e a comunicadora Stephanie Espíndola, da Emerald Corp. O trio se junta à gaúcha Miriam Spritzer, que integra o júri desde 2022.
Matheus afirma que recebeu com surpresa o primeiro contato informando que foi aceito como um dos votantes do 'Globo de Ouro'. "A ficha só caiu de verdade quando meu nome e foto apareceram no site oficial da premiação. Recebi essa honra, e aceitei sua responsabilidade, com orgulho porque isso só foi possível por causa do meu trabalho na Matinê."
Rodrigo disse que acompanha as premiações desde sempre, mas ser votante do 'Globo de Ouro' parecia algo muito distante. "Fiquei muito feliz com o reconhecimento, principalmente porque foi em cima do trabalho que é realizado na Almanaque21. Enviei edições traduzidas em inglês e o aval do 'Globo de Ouro' veio por conta do que viram na publicação", comentou.
Para Stephanie, foi uma "felicidade imensa" ser selecionada como votante, e que não acreditou quando recebeu a notícia, mas ao ver o nome no site a ficha começou a cair. "É uma honra e responsabilidade enorme, pois o 'Globo de Ouro' é uma premiação amplamente reconhecida e prestigiada, e me sinto muito grata por essa grande conquista", afirmou.
Matheus Machado
Matheus Machado é jornalista, crítico de cinema e fundador da Matinê Cine&TV. Em 2013, quando era jovem aprendiz na rádio Gaúcha, desenvolveu interesse pela Comunicação. Sua trajetória na cobertura de entretenimento começou com o site 'Mix de Séries', mas em 2015, como um projeto piloto da graduação em Jornalismo no Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), criou o próprio site com publicação de notícias, críticas de filmes e séries, e entrevistas com personalidades. Nos últimos 10 anos, teve textos publicados nos sites Omelete e CinePOP.
Rodrigo de Oliveira
Rodrigo de Oliveira é jornalista, crítico de cinema, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e da diretoria da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs). Escreve sobre cinema desde 2003, passou por diversos veículos como a Unisinos FM e o portal Papo de Cinema, até criar a revista digital Almanaque21 em 2016. Foi júri de eventos como 'Festival de Cinema de Gramado', 'Olhar de Cinema', em Curitiba, 'Fantaspoa', em Porto Alegre, e a 'Mostra Internacional de Cinema', em São Paulo. Em 2024 lançou seu primeiro livro 'O Cinema de Jorge Furtado'.
Stephanie Espindola
Stephanie Espindola é formada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e cofundadora da Emerald Corp, um ecossistema de conteúdos sobre filmes, séries e games. Com atuação na área de cinema e televisão, a comunicadora faz parte da Abraccine e do Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Coletiva