Nanoinfluenciadores dominam mercado brasileiro, aponta pesquisa
Segundo estudo, eles detêm a maior taxa de engajamento do Instagram, com 3,2%

O relatório anual 'Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil', realizado pela HypeAuditor, plataforma de contratação de influencers, apontou que os nanoinfluenciadores, aqueles que somam entre mil a 10 mil seguidores, dominam o mercado de influência no Brasil, representando 79,1% de todos os criadores do Instagram. Além disso, eles também detêm a maior taxa de engajamento do mercado da plataforma, com 3,2%.
Para a pesquisa foram analisadas 47,9 milhões de contas do Instagram, 6,8 milhões do YouTube e 12,6 milhões do TikTok. Também foram estudados dados abertos de plataformas sociais, catálogos, sites, etc. Além disso, a rede social da Meta focada em fotos é a principal plataforma de Marketing para 89% dos especialistas. O estudo indica que 87% dos usuários tomam medidas concretas ao se deparar com informações sobre produtos em publicações. Isso inclui seguir uma marca, visitar uma loja física e até mesmo realizar uma compra.
O TikTok é outra plataforma que se destaca, considerada como a mídia social com maior crescimento. Atualmente, soma 1,6 bilhão de usuários ativos a nível global. A maioria deles no Brasil, 63%, é composta por mulheres, das quais 47% têm entre 24 anos ou menos. Os nanoinfluenciadores dominam a plataforma de vídeos, uma vez que 53,1% dos criadores de conteúdo pertencem a essa categoria. Os influenciadores do aplicativo têm uma taxa de engajamento mais alta do que a dos Instagram. Porém, os nanos se destacam com taxa média de 10,59%.
Segundo a HypeAuditor, essa diferença se deve ao fato de que o comportamento dos usuários no TikTok não é o mesmo de como as pessoas interagem nas demais plataformas. Isso porque elas incentivam a fácil criação e interação com os vídeos dos criadores.