Museu da Comunicação estreia 'Mostra Visual de Jornais Raros'

Exposição, gratuita, fica em cartaz até 12 de outubro e pode ser visitada de segunda-feira a sábado

Visitantes também terão a oportunidade de conhecer o primeiro jornal fabricado no Estado - Crédito: Reprodução

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), estreia na terça-feira, 10, uma mostra visual da Hemeroteca Digital de Imprensa Sul-rio-grandense do Século XIX. A coleção de jornais históricos do Rio Grande do Sul reúne exemplares datados entre 1827, ano de publicação do primeiro periódico produzido no Estado, e 1893. A exposição, gratuita, fica em cartaz até 12 de outubro e pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h, com o último acesso às 18h30. 

Na visão de Welington Silva, diretor do Museu, a mostra marca um momento de celebração e de reforço dos compromissos da instituição com toda a sociedade. "Apresentamos para nosso público o resultado de um trabalho em cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRS)", diz.

Entre os materiais que integram a exposição estão os primeiros exemplares de jornais literários e jornais de anúncio, além de títulos com recortes técnicos, como os jornais alemães e publicações voltadas à imprensa negra. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer o primeiro jornal fabricado no Estado, quando ainda era Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, durante o Brasil Colonial.

Além da mostra visual de jornais raros, a programação especial em comemoração aos 50 anos do MuseCom também conta com novas exposições, exibição de documentários e novos roteiros temáticos de visitação. Ainda, entregas estruturais e técnicas, e a publicação de obras orientadoras como a 'Política de Acervos' e o 'Plano Museológico'. 

O cronograma completo com as atividades e seus respectivos horários, formas de inscrição e demais informações serão divulgados ao longo do mês, no site do MuseCom, assim como nas redes sociais da instituição.

Comentários