Musecom apresenta manual para cuidados com acervo de documentos
Material do Museu de Comunicação busca mostrar a rotina de conservação

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (Musecom) lançará, nesta terça-feira, 12, o livro 'Manual de Boas Práticas na Gestão de Acervos de Películas Cinematográficas'. A apresentação, bem como a sessão de autógrafos, acontecerá na Praça de Autógrafos Gerdau - na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. Com distribuição de forma gratuita, o material busca mostrar a rotina e cuidados para conservação, documentação e difusão de acervos.
Para a iniciativa, a instituição se uniu à Cinemateca Brasileira e ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), por conta das produções literárias técnicas sobre o tema. O material terá versão física e digital. A historiadora do Musecom e coautora da Manual, Estela Galmarino, explica que a produção foi um período de aprendizado e aprimoramento. "O trabalho de conservação e de inventário dos acervos em um museu é contínuo e o tempo pode ser escasso para isso. A produção do livro proporcionou esta oportunidade", completou a coautora.
O diretor e museólogo do Musecom, Welington Silva, disse que o material reforça o compromisso com os profissionais do setor. "A publicação consolida a missão da instituição no escopo da preservação audiovisual no Rio Grande do Sul, alçando o seleto grupo de instituições de memória que possuem produção técnica sobre o tema", comenta.
Sobre o Manual
O objetivo é trazer um modelo referencial para o cuidado com os acervos de filmes, abordando também os parâmetros realizados no monitoramento ambiental da reserva técnica de Cinema. As autoras, Estela Galmarino e Vívian Eiko Fujisawa, arquivista do Museu, seguiram as recomendações técnicas adotadas pela Cinemateca Brasileira e pela Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF).