O fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, receberá uma série de homenagens para celebrar os seus 100 anos de nascimento, em 5 de junho. As ações são uma iniciativa dos filhos do empresário Nelson, Pedro, Sônia e Suzana Sirotsky, e do conglomerado. Estão previstos a inauguração de um monumento em sua memória, o lançamento de um documentário e uma campanha publicitária. Em novembro, a editora AGE publicará uma biografia do comunicador.
A estátua em homenagem a Maurício Sirotsky Sobrinho será apresentada ao público em evento para familiares, amigos, autoridades e colaboradores da RBS. O evento será realizado em 5 de junho, no parque que leva seu nome, também conhecido como Harmonia, (avenida Loureiro da Silva, 255, bairro Praia de Belas), em Porto Alegre. Criado pelo artista Vinícius Ribeiro, o monumento mede dois metros e 200 centímetros de altura e retrata o empresário com um microfone na mão, em um gesto amplo, como se falasse ao público.
Na cerimônia do evento, os convidados também terão a oportunidade de assistir com exclusividade ao pré-lançamento da produção '100 anos à frente'. O vídeo de 21 minutos mostra diferentes facetas de Maurício: o apresentador que levava grandes atrações para auditórios lotados, o homem de muitas ideias e o empresário que antecipava tendências. O especial vai ao ar em 7 de junho, após o programa 'É de casa', na RBS TV, e ficará disponível no GloboPlay e no canal de GZH no YouTube. A realização é do diretor Rene Goya Filho, que assina o roteiro com Marcelo Pires e Tulio Milman.
Campanha publicitária
As ações serão marcadas por uma campanha publicitária com o conceito 'Maurício Sirotsky Sobrinho - Nosso grande influenciador'. A iniciativa resgata a trajetória e a visão de futuro do empresário. Produzida pela Agência Ideia da Silva em parceria com a produtora Estação Filmes, a campanha terá desdobramentos na TV, no digital, em rádios e jornais, além de ações voltadas ao mercado. O filme foi lançado na última segunda-feira, 2, no 'Jornal do Almoço'.
Biografia
A vida de Maurício, desde a infância até sua influência na Comunicação brasileira, também será tema de uma biografia assinada pelo jornalista Tulio Milman. A obra, com lançamento previsto para a 'Feira do Livro de Porto Alegre', conta com pesquisa do jornalista Nilson Souza e do historiador Alex Antônio Vanin, além de consultoria do professor Paulo Ledur.
Ione Pacheco Sirotsky
Ainda em 5 junho, será inaugurada a Alameda Ione Pacheco Sirotsky (1927-2015), junto ao pórtico da Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky, como forma de celebrar a trajetória da parceira de vida do empresário. Nesse mesmo dia, haverá uma solenidade no Colégio Israelita Brasileiro, para o descerramento da placa que dá nome de Ione a um novo prédio da escola.