Matheus Nachtergaele conversa com imprensa no Festival de Cinema

"Vou tentar me sentir merecedor", relatou o ator, sobre receber homenagem

Matheus Nachtergaele ressaltou a importância dos festivais de cinema, definindo-os como uma morada para grandes filmes - Crédito: Coletiva.net

Nesta 520 edição do Festival de Cinema de Gramado, o ator, diretor, roteirista e autor Matheus Nachtergaele, referência do cinema nacional, receberá o Troféu Oscarito. Antes, porém, concedeu uma coletiva de imprensa, realizada neste sábado, 10, falando sobre suas emoções e o cinema brasileiro.

O Troféu Oscarito é concedido desde 1990 a grandes atores e atrizes, além de outros profissionais e instituições, que realizaram significativas contribuições ao cinema brasileiro. "Estou bastante comovido e vou tentar me sentir merecedor", relatou Matheus, sobre receber o prêmio.

Ele também falou sobre a particularidade do filme 'Mais Pesado é o Céu', de Petrus Cariry, do qual participou, lançado em 8 de agosto deste ano. "Ele é feito para ser visto em tela grande (...) É um dos poucos filmes que vai realmente perder para o streaming. Acredito que o destino do cinema está em transição e isso pode ser saudável, o cinema se mistura com todo tipo de audiovisual."

Após 10 anos sem atuar, Matheus também participa da atual novela global 'Renascer'. Sobre a profissão de ator, ele compartilhou algumas de suas reflexões: "A homenagem de hoje vem brindar o meu comprometimento em ter feito do meu corpo um instrumento para a sociedade se conhecer. O ator é um ser com a personalidade esfacelada, não há nada de glamuroso no ofício. Somos pessoas bem perdidas, que tentam se encontrar a cada personagem".

Matheus Nachtergaele ressaltou ainda a importância dos festivais de cinema, definindo-os como uma morada para grandes filmes. "Nessas ocasiões, vamos nos reunir para ver bom cinema." O ator encerrou sua fala enaltecendo a beleza da sétima arte nacional, incentivando a todos a asistirem filmes brasileiros: "Aqui, o cinema sempre é maravilhoso, colorido, arriscado, lindo, medonho, provocativo, aproveitador e sedutor. O povo brasileiro, na verdade, não viu seus filmes ainda (...)  Eu amo nosso cinema."


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários