Livro 'Viva a Várzea' recebe nova data de lançamento

Encontro estava marcado para 30 de abril, mas precisou ser alterado devido às fortes chuvas que provocaram as enchentes que atingiram o Estado

Livro foi escrito por 17 autores, a maioria jornalistas, sendo 16 ex-varzeanos e uma pioneira do futebol feminino - Crédito: Divulgação

O livro 'Viva a Várzea' ganhou nova data de lançamento. O evento está marcado para 11 de junho, no Chalé da Praça XV, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, em Porto Alegre, às 18h. O encontro estava marcado para 30 de abril, mas precisou ser alterado devido às fortes chuvas que provocaram as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Em conversa com a equipe do Coletiva.net, o jornalista Flávio Dutra, um dos coautores da obra, contou que a expectativa pelo lançamento só cresceu a partir do adiamento. "A data original foi bem divulgada e ficou, por assim dizer, uma dívida em relação aos interessados que, pelas mensagens recebidas, eram muitos", disse.

Conforme Flávio, participar do projeto foi estimulante, pois pôde contar histórias da época que jogava futebol. "Foi possível reunir um grupo talentoso de parceiros, pelo menos na escrita, já não sei no futebol", brincou, dando a entender que os amigos não são bons com o esporte. O jornalista avaliou, ainda, o quão complexo foi o processo de criação da obra, uma vez que não foi fácil reunir textos de tantos parceiros. "No entanto, foi gratificante porque a resposta foi ótima e o livro ficou pronto e bonito, em quatro meses, graças também à produção do pessoal da BaEditora", avaliou.

Além de Flávio, a obra foi escrita por mais 16 autores, a maioria jornalistas, sendo 16 ex-varzeanos e uma pioneira do futebol feminino. Assinam a produção Cláudio Furtado, Fernando Becker, João Bosco Vaz, José Evaristo Villa Lobos, Júlio Sortica, Leo Iolovitch e Liliane Correa. Também são coautores Mário Coso, Márcio Pinheiro, Marino Boeira, Óscar Fuchs, Paulo César Teixeira, Piero D'Alascio, Ricardo Stefanelli, Sérgio Kaminski e Vitor Bley de Moraes.

O livro foi pensado com o objetivo de recordar histórias do futebol varzeano e atletas, dando espaço também ao futsal, ao futebol praiano e ao feminino. A obra é dividida em quatro capítulos, escritos por 17 autores que já tiveram momentos jogadores de várzea. O prefácio é assinado pelo cronista Nilson Souza.

Comentários