Lilian Lima deixa o Grupo RBS após sete anos e inicia novo ciclo na Comunicação Corporativa

Desligamento foi a pedido da própria jornalista e, segundo ela, foi uma decisão amadurecida ao longo dos últimos meses

10/07/2025 10:00
Lilian Lima deixa o Grupo RBS após sete anos e inicia novo ciclo na Comunicação Corporativa /Crédito: Edivan Rosa

A jornalista Lilian Lima se despediu oficialmente do Grupo RBS após sete anos, em sua segunda passagem pela empresa. Editora-executiva do Bom Dia Rio Grande até a semana passada, Lilian inicia agora um novo ciclo profissional como consultora de Comunicação na agência Critério. O desligamento foi a pedido da própria jornalista e, segundo ela, foi uma decisão amadurecida ao longo dos últimos meses.

"Eu sentia que precisava sair e respirar novos ares. No fim do ano passado, comecei a perceber que estava entrando de novo naquele momento de buscar experimentos, olhar para outras possibilidades", explicou Lilian em entrevista exclusiva ao Coletiva.net.

Lilian entrou no G1 RS em julho de 2018 como repórter. Em janeiro de 2020, assumiu o cargo de editora-chefe, função que exerceu até abril de 2024, quando passou a integrar a equipe do Bom Dia Rio Grande como editora-executiva. Ao longo desse período, esteve à frente de coberturas relevantes e participou do desenvolvimento de estratégias e formatos de conteúdo digital e televisivo.

Trajetória

Com mais de duas décadas de carreira, Lilian construiu uma trajetória híbrida entre o Jornalismo televisivo e o Digital. Além da experiência na TV, ela foi uma das pioneiras no Jornalismo on-line no início dos anos 2000, o que a levou à TV COM e posteriormente ao G1. Essa versatilidade também influenciou sua decisão de mudança: "Como tive uma carreira meio híbrida, poder voltar a trabalhar com produção de conteúdo e assessoria de imprensa era algo que já estava batendo forte", comentou.

Durante sua primeira saída do Grupo RBS, entre 2015 e 2019, Lilian se dedicou ao universo do vinho, criou um site em parceria com o jornalista Irineu Guarnier e prestou consultoria para vinícolas. Essa vivência fora da redação ampliou seus horizontes profissionais e influenciou o novo momento. "Ali eu vi que havia um mundo de possibilidades, e isso me ajudou muito nesse segundo período na RBS."

Aprendizados na RBS

A jornalista faz questão de destacar o papel fundamental da empresa e das lideranças que marcaram sua trajetória: "Eu aprendi praticamente tudo o que sei de televisão dentro da RBS. Entrei com 25 anos e estou saindo com 42. Devo muito aos profissionais que passaram pela minha vida nesses anos todos. Trabalhei com pessoas que eu admirava como telespectadora, e poder dividir a redação com elas foi um privilégio."

Lilian também fez um agradecimento especial à jornalista Mariana Pessin, sua última gestora na empresa: "Ela me deu carta branca para desenvolver ideias e produtos, especialmente no plano de audiência do 'Bom Dia Rio Grande'. Sempre fui muito livre na RBS para ser criativa, e isso foi essencial pra eu ter ficado por tanto tempo."

Agora, na Critério, Lilian reencontra colegas com quem trabalhou no Canal Rural e segue também com seu projeto pessoal no universo dos vinhos. Ela continuará atualizando o perfil @lilianlimasommeliere com conteúdos sobre o tema. "É o começo de um novo ciclo, muito pensado e estruturado. Seguimos atrás do que faz brilhar o olho e a alma."

Nova editora-chefe na RBS TV

A posição de editora-executiva do 'Bom Dia Rio Grande' será ocupada por Bárbara Müller, que atuava como editora de texto do mesmo programa. Um novo profissional será contratado para a posição de editor de texto, de acordo com as informações passadas pela equipe de Comunicação do Grupo RBS.