Jornalistas e criadores de conteúdo serão reconhecidos pelo 'Prêmio Sicredi Comunicação'

Iniciativa visa reconhecer materiais que valorizam o cooperativismo de crédito no Brasil

06/11/2025 17:00 / Atualizado em 06/11/2025 17:06
Jornalistas e criadores de conteúdo serão reconhecidos pelo 'Prêmio Sicredi Comunicação' /Crédito: Divulgação

O Sicredi, instituição financeira, anunciou a abertura das inscrições para a primeira edição do 'Prêmio Sicredi Comunicação em Rede'. A iniciativa visa reconhecer e premiar jornalistas e criadores de conteúdo que publicaram matérias sobre o cooperativismo de crédito no Brasil. O lançamento oficial aconteceu durante o '10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião do Sicredi', realizado em Porto Alegre, no último mês, e segue até 30 de junho de 2026, exclusivamente pelo site.  

Com premiação total de R$220 mil, o concurso está dividido em duas categorias principais: Jornalistas Profissionais (com subcategorias em texto, áudio e audiovisual, nos âmbitos nacional, regional e local) e Comunicadores em Rede (criadores de conteúdo digital com projetor multimídia). No total serão 11 prêmios de R$ 20 mil. 

?O Prêmio Sicredi Comunicação em Rede simboliza nossa crença no papel transformador do cooperativismo por meio da comunicação e no potencial do jornalismo em amplificar o conhecimento da sociedade sobre cooperativismo de crédito. Nossa intenção é incentivar profissionais e criadores de conteúdo a contar histórias que inspiram, conscientizem e fortaleçam nossa identidade cooperativa?, afirma João Clark, superintendente de Marketing e Growth do Sicredi.

Podem se inscrever:

Jornalistas profissionais: autores de matérias publicadas em veículos da imprensa brasileira, em língua portuguesa, até 30 de junho de 2026. Serão aceitos conteúdos nos formatos texto, áudio e audiovisual, veiculados em meios impressos, digitais, rádio ou televisão. 

Comunicadores em rede (criadores de conteúdo digital): autores de conteúdos originais sobre cooperativismo de crédito, publicados em blogs, mídias sociais, podcasts, serviços de streaming ou outras plataformas digitais, desde que em língua portuguesa, com link público. Como requisito, o participante deve possuir um mínimo de cinco mil seguidores em pelo menos um único perfil de rede social.

Todos os participantes devem ser pessoas físicas, maiores de 18 anos, domiciliados no Brasil, com cadastro regular no CPF. Os materiais inscritos serão avaliados a partir de critérios como: técnico (qualidade da produção, apuração jornalística, inovação); impacto (relevância social, alcance, influência) e criatividade (originalidade, engajamento).