A jornalista e coordenadora editorial Flávia Travassos Cunha estreará na Literatura com o livro infantojuvenil 'Tem um monstro na minha casa', que trata da temática do abuso emocional no ambiente familiar. O projeto está em fase final de edição e conta com campanha de financiamento coletivo aberta até sábado, 16 de agosto, por meio da plataforma 'Apoia-se'.
Com previsão de lançamento para novembro, em Porto Alegre, o livro apresenta a trajetória da personagem Ariane, uma menina sensível que enfrenta sozinha uma realidade marcada pela violência emocional. Segundo a autora, a obra foi construída por uma equipe inteiramente feminina, com ilustrações de Daiana Christ, projeto gráfico e diagramação de Alana Anillo e revisão de Daniela Boeira Espíndola.
Realismo fantástico
?No enredo, a personagem principal consegue o amparo de mulheres para enfrentar o abuso emocional vivido dentro de casa. Nos bastidores, não poderia ser diferente?, afirma Flávia. Ela também destaca o apoio da atriz e autora Raquel Grabauska, responsável pela leitura crítica do texto. A história mistura realismo fantástico, mitologia grega e metalinguagem, ambientada na capital gaúcha.
A narrativa é acompanhada de uma orientação inicial e de um posfácio da psicóloga Tanise Gralha Mateus, que esclarece aos leitores os aspectos do abuso emocional enfrentado pela personagem. ?Diferente do bullying, que normalmente acontece no ambiente escolar e entre os alunos, o abuso emocional normalmente ocorre no núcleo familiar e tem como principal característica a postura de poder e controle, com o objetivo de humilhar a vítima?, explica a psicóloga.
Com 92 páginas, a obra será publicada no formato 13x18 cm. Flávia é jornalista formada pela PUCRS e mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com mais de 30 livros editados em sua trajetória profissional no setor editorial. Esta será sua primeira publicação como autora.