O jornalista e escritor gaúcho Lourenço Cazarré lançou, no início deste mês, o livro 'Contos Pelotenses'. A obra é uma coletânea que compila 16 histórias curtas retiradas dos seis livros de contos do autor, publicados desde o início de sua carreira nos anos 1980. A publicação reúne somente as narrativas que têm a 'Princesa do Sul' como cenário. O artista pelotense Fernando Duval foi o responsável pela arte da capa.
Conforme o escritor André Seffrin, que assina a apresentação do livro, trata-se de uma publicação que não dispensa o humor. ?A linguagem febril e o suspense acabam por potencializar, em cada conto, o sentido trágico da vida, só aliviado aqui e ali por um humor que em geral se insinua por frestas de foco narrativo?, afirma. O livro pode ser adquirido na Livraria Vanguarda, presente na cidade de Pelotas e na Editora Insular, de Florianópolis, em Santa Catarina.
Lourenço Cazarré
Lourenço Cazarré se formou em Jornalismo pela Universidade Católica, em 1975. O comunicador é autor de mais de 45 livros, entre coletâneas de contos, romances e novelas juvenis. Ele venceu mais de 20 concursos nacionais de literatura. Começou a trabalhar com contos em 1980, quando venceu seu primeiro prêmio literário com uma composição sobre uma enchente que atingiu Pelotas em 1946.