Iara Lemos foi convidada pelos EUA para colaborar em manual sobre IA

Jornalista contribuirá por meio dos assuntos que envolvem a defesa dos direitos das mulheres e da Saúde

27/06/2024 10:00
Iara Lemos foi convidada pelos EUA para colaborar em manual sobre IA /Crédito: Arquivo Pessoal/Reprodução

A jornalista gaúcha e consultora de Comunicação Iara Lemos foi convidada pelo governo dos Estados Unidos da América (EUA) para colaborar na formulação de um manual na área de Inteligência Artificial (IA). De acordo com a coluna de Rodrigo Lopes, em Zero Hora e GZH, a confecção do material será destinada a entidades do setor público e privado. Para o guia, a profissional, que também é ativista social, contribuirá por meio dos assuntos que envolvem a defesa dos direitos das mulheres e da Saúde. 

Ainda segundo a coluna, Iara recebeu o chamado por meio do Departamento de Estado - setor responsável pelas relações internacionais do País -, e da Agência norte-americano para o Desenvolvimento Internacional - órgão do governo dos EUA encarregado de distribuir parte da ajuda externa -. As colaborações para o manual são feitas por diversos especialistas da área do mundo inteiro. O material tem o objetivo de ser uma base para nortear outras ações em diversos âmbitos das IAs.

Nas redes sociais, na última terça-feira, 25, a jornalista celebrou a convocação. No texto, a profissional escreveu que passará a constar nos registros dos EUA, país que colaborará na formulação de um manual na área de Inteligência Artificial. ?Cada passo é uma batalha tão imensa que só eu mesma sei o quanto é difícil de dar. Então, vale o sorriso. Que venha uma nova missão?, registrou. 

Especialista sobre o tema

Esta não é a primeira vez que Iara Lemos foi lembrada para realizar uma participação internacional. Em 2022, o governo dos Estados Unidos indicou a jornalista para representar o Brasil nas reuniões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ocorreu em Paris, na França. Na ocasião, aconteceram seminários para discutir Inteligência Artificial. 

Iara é especialista em Inteligência Artificial pelo Atlantic Council GeoTech Center, instituição norte-americana voltada para o estudo de dados e desenvolvimento de  tecnologias. Além disso, a profissional é mestranda em 'Estudo sobre as Mulheres - Gênero, Cidadania e Desenvolvimento', pela Universidade Aberta de Lisboa, de Portugal, e integrante da delegação do Coletivo da Sociedade Civil do Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), na 77ª Assembleia Mundial da Saúde.