Hostilização da equipe de Eduardo Paganella é destaque no Tambor da Aldeia
Profissionais precisaram interromper a transmissão da entrada ao vivo no programa 'Jornal do Almoço' em 11 de maio

Está no ar a edição de maio do Tambor da Aldeia e o destaque do mês foi para a equipe do repórter Eduardo Paganella, da RBS TV, que foi hostilizada durante uma entrada ao vivo no programa 'Jornal do Almoço', em 11 de maio - inclusive interrompendo a transmissão da matéria. Durante uma reportagem sobre voluntários que criaram um abrigo para animais resgatados das enchentes, em Canoas, a equipe foi vaiada e expulsa, por conta de protestos contra a Rede Globo, ao mostrar o trabalho feito pelas pessoas. O boletim editado por Vilson Romero, diretor de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), pode ser lido por meio do link.
Outro destaque do boletim foi que em Brasília, a Coalizão em Defesa do Jornalismo, integrada por 10 organizações de liberdade de imprensa, foi lançada em 6 de maio, durante sessão do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. As entidades já atuam em conjunto em temas de defesa da imprensa e dos jornalistas nos últimos dois anos quando a liberdade de imprensa esteve sob forte ataque.
Ao redor do mundo, apontou-se que na Argentina a Televisão Pública, as emissoras Rádio Nacional, FM Clássica, Rock FM, FM Folclórica, Paka Paka e Canal Encuentro, bem como estações do interior, seus sites e redes sociais tiveram a atividade suspensa ou bloqueada por determinação do governo de Javier Milei. Em comunicado, os meios de Comunicação públicos foram retirados do ar devido a um processo de reorganização.