Grupo RBS lança painel para acompanhar o uso de verbas na reconstrução do RS

Ferramenta monitora o cumprimento dos compromissos e desembolsos dos governos Federal e Estadual

12/06/2024 13:00 / Atualizado em 12/06/2024 12:09
Grupo RBS lança painel para acompanhar o uso de verbas na reconstrução do RS /Crédito: Banco de Imagens/Canva

O Grupo RBS lançou um painel para acompanhar o uso de verbas públicas na reconstrução do Rio Grande do Sul. O 'Painel da Reconstrução', que está disponível para ser consultado desde a última segunda-feira, 10, acompanha o cumprimento dos compromissos e monitora os desembolsos dos governos Federal e Estadual. A ferramenta pode ser acessada por meio do link.

No painel são detalhados os repasses anunciados para a realização de obras estruturais e também de atividades emergenciais de assistência social, como a compra de alimentos e medicamentos para a população atingida. O acompanhamento também abrange iniciativas diretas de apoio aos cidadãos, que inclui a antecipação de benefícios como o 'Bolsa Família' e de ações de auxílio às empresas gaúchas.

Na página inicial é apresentado um resumo dos auxílios prometidos pelos governos Federal e Estadual. Nos gráficos, o leitor visualiza como está o ritmo dos desembolsos: qual valor já está empenhado, quanto foi liberado e qual montante está efetivamente pago. 

O leitor também consegue identificar, visualmente, qual o tipo de auxílio, se é uma verba nova que será direcionada para alguma obra de reconstrução, se é garantida para uma linha de crédito ou, o volume de impostos postergados ou benefícios sociais antecipados. Na aba referente à aplicação do dinheiro anunciado nas medidas, é possível consultar os principais detalhes de cada ação sendo realizada . Dados do Portal de Transparência permitem que sejam verificadas a origem e a destinação dos valores, áreas de aplicação dos recursos e o status dos repasses.

O painel foi desenvolvido por uma equipe que reúne repórteres, programadores e designers e ainda está em sua primeira versão. Em breve, será possível filtrar por área ou municípios. Serão realizadas atualizações conforme os dados forem liberados no 'Portal de Transparência' das duas esferas e de acordo com os anúncios de novas medidas ou balanços oficiais apresentados.