Grupo RBS anuncia reestruturação da Redação Integrada com foco no Digital

Em dezembro, produção será centrada em conteúdos baseados nas necessidades da audiência, por meio do uso de dados

O movimento é resultado de um trabalho de diagnóstico e planejamento iniciado em abril deste ano - Crédito: Reprodução

Com o objetivo de se tornar uma referência em Jornalismo e Esporte no setor Digital, a redação do Grupo RBS, que reúne Diário Gaúcho, Gaúcha, GZH e Zero Hora, implantará um outro modelo de trabalho, a partir de 9 de dezembro. Com nova estrutura, processos e ferramentas, incluindo o uso de Inteligência Artificial (IA), a produção será centrada em conteúdos baseados nas necessidades da audiência, por meio do uso de dados que respeitará a linha editorial da RBS.

Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, explica que o movimento tem a intenção de transformar a Redação Integrada em um ambiente inovador, capaz de evoluir em formatos digitais. Além disso, a intenção é qualificar, ainda mais, as informações das emissoras. "Tudo o que fazemos busca a perpetuidade do Jornalismo de qualidade e a sustentabilidade do negócio Digital", diz.  

O movimento é resultado de um trabalho de diagnóstico e planejamento iniciado em abril deste ano. Em parceria com a consultoria espanhola Tric, a operação foi concebida com a intenção de assegurar a perpetuidade de marcas, ampliar e renovar públicos, a fim de alcançar outros patamares de audiência.

Funcionalidade

A produção da Redação passará a ser organizada em duas frentes, com focos distintos, mas que se complementam : a 'Fidelização' terá como objetivo atrair e reter assinantes a partir de conteúdos aprofundados e de análise; e o 'Massivo', voltada a ampliar o número de usuários a partir de notícias de última hora, trends e virais. A estrutura será liderada pelo gerente-executivo de Jornalismo Digital, Rodrigo Müzell.

Ainda, contará com áreas como: Inteligência Digital, focada em estratégia de dados; Hub de Comunicadores, para amplificar o alcance e a relevância com o público; Hub de Impresso, responsável pelas edições diárias de Zero Hora e Diário Gaúcho; e Multimídia, centrada na produção de vídeos, fotos, streaming e podcasts. "Com mais clareza dos objetivos e resultados das matérias, queremos aumentar a capacidade de fazer um Jornalismo cada vez mais adequado às necessidades do público gaúcho, o que é a nossa missão", destaca Müzell.

O movimento também tem a intenção de garantir avanços na integração entre áreas. Sob liderança da gerente de Jornalismo Andressa Xavier, a Gaúcha contará com maior volume de materiais exclusivos e entradas ao vivo de repórteres da Redação. Já a área de Esportes, que segue no comando do gerente-executivo Tiago Cirqueira, adotará a mesma lógica de produção de conteúdo Digital, organizada nas frentes 'Fidelização' e 'Massivo', para aprimorar a atuação baseada em dados.

Comentários