Google expande funcionalidades de busca para iPhone, por meio da ferramenta 'Lens'

Dispositivo já está disponível tanto no aplicativo quanto no navegador Chrome

Novidade segue disponível apenas nos apps do Google e do Chrome - Crédito: Imagem Google

O Google está aprimorando a experiência de pesquisa no iOS ao lançar gestos que permitem aos usuários do iPhone destacar qualquer elemento na tela para realizar buscas de forma rápida e intuitiva. A ferramenta 'Lens' já está disponível tanto no aplicativo do Google, quanto no navegador Chrome. O objetivo é proporcionar uma funcionalidade semelhante ao 'Circule para Pesquisar', usado em dispositivos Android. 

O recurso possibilita procurar conteúdos de forma dinâmica, permitindo que o usuário desenhe, destaque ou toque sobre qualquer elemento, seja um texto, uma imagem ou um vídeo, sem a necessidade de capturar a tela ou abrir uma nova aba. Entre suas diversas aplicações, o Lens pode facilitar a identificação de produtos para compras, definir termos, localização e relevância de plantas, animais e muito mais, aproveitando a robustez das buscas do Google. Embora o funcionamento do 'Lens seja' seja basicamente o mesmo do 'Circule para Pesquisar', a versão para Android se destaca por poder ser utilizada em todo o dispositivo, enquanto a experiência no iOS é restrita aos aplicativos do Google e do Chrome. 

Como acessar a função de gestos

Para acessar os gestos do 'Lens', os usuários de iPhone devem abrir o menu de três pontos nos aplicativos do Google ou Chrome e selecionar a opção 'Pesquisar tela com o Google Lens'. A partir daí, qualquer gesto natural de destaque ativa a função. O Google também anunciou que, nos próximos meses, um novo ícone do Lens será incorporado à barra de endereços, agilizando ainda mais o acesso à ferramenta.

Além disso, os resumos gerados por inteligência artificial (IA) - conhecidos como AI Overviews - estão sendo integrados à mais resultados de buscas realizadas pelo Lens. Com isso, é comum que os usuários visualizem resumos e links encurtados automatizados nas pesquisas por imagens.

Comentários