O Google Discover, seção de notícias presente no aplicativo de buscas para Android e iOS, passará a exibir um resumo gerado por Inteligência Artificial logo acima do link para o artigo. A empresa confirmou o lançamento nos Estados Unidos, com liberação gradual para os usuários do país norte-americano.
O novo Design do Discover apresenta um resumo de três linhas, com um link 'Leia Mais', que libera a continuação do texto, em média mais seis linhas. O Google também coloca um aviso de que pode haver erros, já que se trata de um resumo gerado por Inteligência Artificial. No canto esquerdo superior do card, haverá ícones dos sites que serviram de fonte para a criação do resumo. Logo abaixo, ficam a imagem e o título do principal artigo sobre a notícia.
Em junho, o NiemanLab, site especializado em Jornalismo Digital, reportou que o Google Discover passou a exibir bullet points - listas com um pontinho começo, para alguns usuários. Eles ficam logo abaixo dos links, com as informações principais das notícias. Além disso, artigos que tratam de um mesmo assunto passaram a ser agrupados.
O Google colocou a Inteligência Artificial na busca com respostas de textos geradas automaticamente, e pretende transformar o conteúdo em áudio futuramente, são as AI Overviews e Audio Overviews. Em alguns países, a big tech já oferece a AI Mode, que promete entender pedidos complexos e acessar informações em tempo real para dar respostas ao usuário.