Glossário traduz termos da gestão de risco e crise para a área da Comunicação

Segunda publicação do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise foi lançada nesta sexta-feira, 7

E-book é composto por 60 verbetes - Créditos: Divulgação

Foi lançado nesta sexta-feira, 7, o e-book 'Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional', obra que nasce com o objetivo de tornar mais acessíveis os principais conceitos e terminologias relacionados à gestão de risco e crise. Essa é a segunda publicação do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC), uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Fiocruz, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O e-book é fruto da construção coletiva e colaborativa de dezenas de pesquisadores, professores e profissionais de mercado. Ele traz um viés comunicacional, contribuindo para maior familiaridade com os conceitos, a popularização da ciência e o fortalecimento do pensamento da área sobre o tema.

Para o idealizador da publicação, Jones Machado, docente da UFSM, "o glossário representa mais um esforço do OBCC para reunir profissionais de diversas áreas em torno de temas urgentes para a sociedade". "Precisamos falar sobre risco e crise e, principalmente, do papel da Comunicação neste cenário", acrescenta.

Construção multidisciplinar

Composto por 60 verbetes, o livro conta com vocábulos como 'matriz de risco', 'hora de ouro', 'percepção de risco', 'policrises' e 'prontidão'. Considerando a diversidade de áreas e de contextos em que estão inseridos aqueles que colaboraram com a publicação, cada verbete reflete as múltiplas interfaces e interrelações de outras áreas com a Comunicação e com a gestão de crises. 

Além disso, participaram da construção do glossário profissionais da Saúde, da Administração, da Educação, da Segurança e da Comunicação, com atuação em diferentes frentes: gestores de empresas, professores universitários, consultores em Comunicação, consultores de crise, jornalistas, pesquisadores acadêmicos, relações públicas e assessores técnicos. Entre eles, há especialistas do Brasil, da Espanha, dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Japão e de Portugal.

São responsáveis pela organização da obra Andréia Silveira Athaydes, Carolina Frazon Terra, Daiane Scheid, Jean Felipe Rossato, Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo. O download do e-book pode ser realizado neste link.

Comentários