Recentemente, foi divulgada a escolha da artista Glória Andrades como a homenageada da edição deste ano do 'Troféu Sirmar Antunes', concedido anualmente durante o 'Festival de Cinema de Gramado'. A premiação está prevista para ocorrer no domingo, 18 de agosto, durante a cerimônia do 'Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema ? Mostra Gaúcha de Curtas'.
Com 68 anos, Glória tem mais de duas décadas de atuação artística em teatro, cinema e outras linguagens cênicas. Participou de mais de 55 espetáculos, incluindo títulos como 'Ciranda dos Orixás', 'Maldição de Vale Negro' e 'A Máquina'. No cinema, atuou em produções como 'O Jogo', 'Marina' e outros diversos curtas-metragens, entre eles: 'Fábula' e 'Avental de Rosa'.
?Minha trajetória teve início há mais de duas décadas, na descentralização da cultura, onde mergulhei em diversas experiências que enriqueceram minha formação?, colocou Glória. Ela, ainda, destacou o seu compromisso contínuo com a arte. ?Cada papel representa para mim uma nova descoberta, uma oportunidade de conectar emoções e provocar reflexões. Sigo comprometida com a paixão pela arte e a busca constante pela excelência em minha carreira?, complementou.
A definição da homenageada foi feita pela comissão técnica do prêmio, formada por representantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, da Associação de Profissionais Técnicos Cinematográficos, da Fundação de Cinema do RS, do Instituto Estadual de Cinema e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul.
Sobre a honraria
Instituído pelo poder legislativo do Estado em 2022 e integrante do 'Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema ? Mostra Gaúcha de Curtas', o 'Troféu Sirmar Antunes' é destinado a premiar artistas que tiveram suas carreiras consagradas em produções gaúchas de curta e média-metragem. Já receberam a distinção a atriz Vera Lopes, em 2023, e o ator Álvaro Rosa Costa, em 2024.