Gaúchas são finalistas do 17º Troféu Mulher Imprensa

Bianca Dilly e Kátia Marko concorrem na categoria regional Sul

Bianca Dilly e Kátia Marko disputam o 'Trófeu Mulher Imprensa' - Crédito: Montagem com Reprodução/Linkedin

O 17º Troféu Mulher Imprensa tem duas jornalistas gaúchas como finalistas. Bianca Dilly, assessora de imprensa da Prefeitura de Ivoti, e Kátia Marko, editora do portal Brasil de Fato RS concorrem na categoria regional Sul. As profissionais disputam a honraria com outras três comunicadoras, de Santa Catarina e do Paraná. A votação popular para definição das vencedoras está aberta e acontece até 18 de agosto pelo site da premiação. 

Natural de Novo Hamburgo, Bianca é graduada pela Universidade Feevale, com título de mérito acadêmico, e pós-graduanda em Processos de Inovação pela mesma instituição. Com nove anos de experiência, já atuou como repórter do Grupo Sinos, e, desde 2021, está no poder executivo de Ivoti.

Já Kátia nasceu em Porto Alegre e se graduou pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Editora do portal Brasil de Fato RS desde 2018, a comunicadora também é coordenadora na empresa Núcleo Piratininga de Comunicação e diretora no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors). No currículo, tem ainda experiências como assessora de imprensa da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS) e da Engenho Comunicação.

Elas foram indicadas por um júri composto por mais de 40 profissionais dos mercados brasileiros de Jornalismo e de Comunicação. Por livre escolha, cada um selecionou três mulheres que, na sua opinião, destacaram-se nas respectivas categorias. Passam para a segunda fase, de votação via site, as cinco profissionais com maior número de votos dos jurados em cada uma das modalidades.

Vale ressaltar que ambas as indicações se deram na categoria que abrange Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao contrário de anos anteriores, nenhuma gaúcha se classificou para as competições de abrangência nacional.

17º Troféu Mulher Imprensa

Promovida pela revista e portal Imprensa, a premiação homenageia o trabalho jornalístico das mulheres dentro e fora das redações brasileiras. A iniciativa possui 15 categorias e reconhece profissionais de destaque no biênio 2022/2023. As 10 categorias tradicionais têm a avaliação de um júri composto por mais de 40 profissionais de associações, causas e especialistas em Comunicação. 

Já as cinco regionais são avaliadas pelo público e as que acumulam mais indicações se tornam finalistas. A consulta popular busca revelar comunicadoras que se destacam na relação com as pessoas de sua região e produzem Jornalismo regional. As 75 finalistas podem ser conhecidas no site da distinção.

Comentários