O fotógrafo Fernando Zago apresenta a exposição 'Amigos Artistas', que será inaugurada às 18h desta quarta-feira, 25, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), em Porto Alegre. A mostra apresentará registros dos artistas gaúchos com quem o profissional firmou uma amizade próxima. O sentimento de amizade o estimulou a fotografá-los em seus ateliês ou no StudioZ.
?Não se pode fazer retrato sem tomar em consideração o caráter e o aspecto do motivo. O retrato bem-sucedido exige uma combinação de conhecimentos técnicos, interesse pelas pessoas e compreensão das inibições criadas pela câmera?, diz Fernando. As 34 fotos que compõem a mostra são em preto e branco, no estilo clássico.
O curador da exposição, professor José Francisco Alves, lembra que esse estilo de retrato, produzido por artistas, tem longa tradição na história da arte. ?Podemos referir os exemplos icônicos de Man Ray, Andy Warhol e Robert Mapplethorpe, que também imortalizaram colegas artistas. Por serem capturas feitas por um fotógrafo-artista, os registros transcendem a mera semelhança superficial, buscando momentos que vão além da instantaneidade?, declara.
Homenageados
A galeria de mulheres artistas homenageadas é composta por Adriane Hernandez, Ana Norogrando, Clara Pechansky, Helena Kanaan, Lenir de Miranda, Maria Tomaselli, Marília Fayh, Marilice Corona, Maristela Salvatori e Zoravia Bettiol. A dos homens é integrada por Alfredo Nicolaiewsky, Britto Velho, Carlos Tenius, Carlos Wladimirsky, Eduardo Haesbaert, Hidalgo Adams, Hô Monteiro, José Carlos Moura, Luiz Gonzaga, Nakle, Paulinho Chimendes, Paulo Amaral, Paulo Porcella e Ricardo Aguiar.
Foram retratados em vida, mas já faleceram, Ena Lautert, Danúbio Gonçalves, Gelson Radaelli, Henrique Fuhro, João Luiz Roth, Lou Borghetti, Mário Röhnelt, Nelson Jungblut, Paulo Peres e Plínio Bernhardt. A exposição pode ser visitada pelo público de 26 de junho a 19 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.
Depois de encerrada, as fotografias produzidas por Fernando passarão a integrar o acervo da Fundação de Crédito Educativo (Fundacred). A entidade, que patrocina o projeto, detém um grande acervo de obras de autores gaúchos. ?Um patrimônio cultural de valor inestimável para o Rio Grande do Sul?, avalia o presidente da Fundação, Nivio Lewis Delgado.