Fenaj leva propostas das comunicadoras à '5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres'

Entidade apresentará o material construído na '1ª Conferência Livre das Mulheres Jornalistas'

Evento será realizado a partir desta segunda-feira, 29, até esta quarta-feira, 1º, em Brasília - Crédito: Reprodução

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) levará propostas das comunicadoras à '5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres' (CNPM). O evento, que  será realizado a partir desta segunda-feira, 29, até esta quarta-feira, 1º, em Brasília, deverá reunir cerca de quatro mil participantes de todo o Brasil. A entidade apresentará o material construído na '1ª Conferência Livre das Mulheres Jornalistas'.

A Fenaj será representada pela presidente da entidade, Samira de Castro; a secretária de Gênero, Raça e Etnia, Germana McGregor; e a secretária de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral, Fernanda Gama. Para as profissionais, a participação representa uma oportunidade de consolidar o protagonismo das jornalistas brasileiras na formulação de políticas públicas que ampliem direitos e fortaleçam a democracia. 

Após quase 10 anos sem ser realizada, a CNPM retorna como um espaço de democracia participativa e de formulação de políticas públicas para as mulheres, retomando uma agenda interrompida desde 2016. Com o tema 'Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas', a Conferência é coordenada pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Para Samira de Castro, a presença no evento é histórica e reafirma o compromisso da categoria com a democracia e a igualdade. "Estamos comprometidas em transformar nossas propostas em ações concretas. A misoginia atravessa a sociedade e atinge em cheio o Jornalismo. É urgente enfrentá-la com políticas efetivas que garantam igualdade e valorização das mulheres jornalistas."

Comentários