Fenaj lança curso para jornalistas visando combate à desinformação
Projeto faz parte de uma parceria com Programa De Olho na Rede e aulas são realizadas de forma on-line

Em uma parceria, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Programa De Olho na Rede, lançaram o curso on-line 'Jornalismo e Educação Midiática no combate à desinformação'. As aulas acontecerão aos sábados de abril (6, 13, 20 e 27), com três horas em cada encontro, das 9h às 12h, e as inscrições podem ser realizadas pelo link.
O curso aborda temas como: relação da Educação Midiática com o Jornalismo, Desinformação, Cidadania Digital, Infodemia, Educomunicação, entre outros. Além disso, a formação valoriza a potencialidade do trabalho jornalístico no combate às informações falsas e trabalha eixos da escrita, leitura, literacia, participação nos canais de mídia e do compartilhamento. As facilitadoras do projeto são Ivone Rocha, doutoranda em Jornalismo que integra o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), e Naia Veneranda, jornalista, tradutora e mestre em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo (USP).
O curso é voltado principalmente para jornalistas formados ou graduandos, porém, outros interessados podem realizar a formação que pretende contribuir para o trabalho dos comunicadores, visando uma sociedade livre de fake news. Um investimento de R$ 20,00 mais taxa deve ser feito por jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo, enquanto os demais profissionais devem pagar R$ 40,00, além do valor extra.