Durante os dias 14 e 28 de novembro, o hall do Teatro Renascença (avenida Érico Veríssimo, 307, Menino Deus), em Porto Alegre, receberá a exposição 'Maio 24', com visitações de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Uma mostra de artes visuais que convida o público à reflexão sobre a maior tragédia ambiental da história recente do Rio Grande do Sul. A exposição, gratuita e aberta ao público, reúne 20 fotografias registradas por profissionais da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS), que estiveram nas ruas documentando os impactos da enchente de 2024 na capital gaúcha.
As imagens foram selecionadas pela curadoria da própria entidade e buscam expressar de forma sensível e contundente o drama humano, a força da solidariedade e a resiliência da população diante do desastre. Entre os intuitos da mostra está a reflexão sobre os impactos sociais e ambientais da tragédia, sensibilizar a sociedade para a importância de ações preventivas e políticas públicas eficazes e homenagear as vítimas e comunidades afetadas.
Acessibilidade e inclusão
Com o compromisso de garantir acessibilidade e inclusão, a exposição oferece audioguias para pessoas cegas ou com baixa visão, acessíveis por meio de QR Code. Monitores especialmente treinados estarão disponíveis para atendimento inclusivo e acolhedor: nos dias 17, 19 e 21 de novembro à tarde e nos dias 24, 26 e 28 de novembro no turno da manhã.
A ação é realizada com recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A produção é da Diádico Design Estúdio, com coprodução de Ana Paula Domingos.