A nova edição do estudo 'Advertising Landscape 2025', realizado pela 'Signal Hill Insights e apresentado pela Sounds Profitable', aponta que o rádio segue como um dos meios mais eficazes e confiáveis na Comunicação com o público, mesmo em meio à crescente concorrência de plataformas digitais. A pesquisa, aplicada com mais de cinco mil adultos nos Estados Unidos, mostra que o AM/FM apresenta índices de destaque em confiança, lembrança publicitária e alcance.
Conforme o levantamento, entre os 22 meios analisados, o rádio AM/FM tradicional aparece com o segundo maior alcance mensal, 66%, e uma das melhores marcas em lembrança de anúncios entre os ouvintes que consomem a mídia diariamente. Desse público, 81% relataram ter ouvido uma Publicidade nos últimos sete dias, perdendo apenas para a TV a cabo e dos podcasts.
A pesquisa apontou que esse desempenho resulta em um alcance efetivo de 53%, número que posiciona o rádio à frente de empresas como Facebook, 50%, YouTube, 49%, e Instagram, 38%. De acordo com o levantamento, a mídia demonstrou uma das menores perdas entre o alcance total e publicitário.
Credibilidade
Conforme a pesquisa, 51% dos ouvintes de rádio por streaming consideram o conteúdo 'geralmente factual e preciso', contra 47% dos ouvintes do AM/FM tradicional. Em relação à confiança nos anúncios, o número também é maior: 48% versus 47%. De acordo com o levantamento, a autenticidade percebida nas mensagens publicitárias é outro diferencial, com 5% dos ouvintes digitais considerando os anúncios como naturais e autênticos, frente a 44% da transmissão via dial.