Uma pesquisa realizada pela plataforma Suzy Insights, com cerca de mil adultos nos Estados Unidos da América, entre os dias 30 de junho e 2 de julho, indicou que mídias tradicionais, como rádio e televisão, podem ajudar a ampliar a confiança do público em recomendações feitas por ferramentas de inteligência artificial (IA). Segundo o levantamento, encomendado pela Audacy, embora 68% dos entrevistados utilizam plataformas como ChatGPT e Gemini, apenas 33% já consideraram efetivar compras com base nas sugestões geradas por esses sistemas.
O estudo revelou que 72% dos usuários recorrem à IA pelo menos uma vez por semana, principalmente para obter respostas rápidas (61%) e pesquisar produtos e serviços (43%). Ainda assim, o índice de conversão dessas interações em decisões de consumo permanece baixo, o que evidencia uma lacuna de credibilidade nas sugestões automatizadas.
Confiabilidade de uma marca
Mais de 80% dos participantes afirmaram que a presença de recomendações semelhantes no rádio e na televisão aumenta a confiabilidade de uma marca. Na sequência, aparecem os vídeos sob demanda, os podcasts e as redes sociais como meios que também influenciam positivamente as decisões dos consumidores.
Conforme registrado em parte do relatório, "a IA apresenta, o rádio tranquiliza". A pesquisa destacou ainda que 83% dos entrevistados relatam que utilizam a inteligência artificial para planejar viagens, enquanto 82% recorreriam à tecnologia para decisões relacionadas à compra de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis.
A conclusão do estudo é que, ao menos por ora, a Inteligência Artificial cumpre um papel de suporte às decisões dos consumidores. Segundo registra outra parte do texto, "os consumidores estão fazendo pesquisas extensas com IA antes de se engajarem com empresas".