O relatório 'Share of Ear Q1 2025', produzido pela Edison Research - empresa de pesquisa e Marketing Digital - realizou um estudo que apontou uma fadiga do público em relação aos serviços de streaming de áudio. Segundo o levantamento, 27,8% dos entrevistados afirmaram se sentir sobrecarregados com a quantidade de plataformas pagas às quais estão vinculados. Esse dado está atrelado a uma queda no valor médio gasto mensalmente com assinaturas, de 55,04 dólares em 2023 para 42,38 dólares em 2024, uma diminuição de 23%.
O relatório também identificou um comportamento mais seletivo por parte dos usuários. Embora pouco mais da metade dos norte-americanos com 13 anos ou mais ainda mantenha ao menos uma assinatura de áudio. O levantamento destaca a forma de uso, o número de assinantes de apenas um serviço subiu de 28% para 35% em três anos, enquanto a fatia que pagava por mais de duas plataformas caiu de 13% para apenas 6%.
Essa racionalização no consumo acontece no momento em que o rádio mantém sua liderança entre os conteúdos de áudio com suporte publicitário. Segundo o estudo, o meio responde por 66% do tempo total gasto com áudio gratuito entre adultos com 18 anos ou mais, com os podcasts aparecendo na sequência, com 19%.