Estudantes gaúchos têm trabalhos selecionados para 'XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Abraji 2025'

Entre os 12 eleitos, quatro são do Rio Grande do Sul

12/06/2025 18:00 / Atualizado em 12/06/2025 16:13
Estudantes gaúchos têm trabalhos selecionados para 'XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Abraji 2025' /Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou na última segunda-feira, 9, os resultados dos artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e reportagens produzidas por estudantes de graduação escolhidos para o 'XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Abraji 2025'. O Rio Grande Sul conta com três trabalhos selecionados, em três categorias distintas, de quatro estudantes, entre os 12 eleitos.

A estudante Isadora Pellegrini Marques, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi escolhida na categoria 'Estudos produzidos na graduação', com o trabalho 'Jornalismo Ambiental Investigativo no território amazônico: uma análise do website colombiano Agenda Propia'. Na categoria 'TCC' foi escolhida a produção: 'No Afronte: Um podcast sobre o debate do racismo e seus desdobramentos na era do Jornalismo Digital', da aluna Michelle Garcia Santos, do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter).

Já na categoria 'Mostra Abraji', foi escolhido o trabalho 'Negligência climática: MP analisa megaobra do Zaffari e seus efeitos ambientais', produzido pela dupla Anita Avila e Pedro Pereira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Os autores selecionados se encontrarão presencialmente em São Paulo para a apresentação de seus artigos.

A Abraji cobrirá as despesas de hospedagem e transporte, desde que em território nacional, de um integrante de cada trabalho escolhido. Todos os autores terão acesso gratuito ao 20º 'Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo' e ao '7º Domingo de Dados'. A lista completa dos vencedores está disponível no link.