Empresas gaúchas de videogames ganham espaço no Festival de Cinema

Jogos interativos e experiências de realidade virtual estão disponíveis para o público

iniciativa é organizada pelas empresas RS Fantástico, grupo que reúne mais de 70 companhias - Crédito: Rafaela Rey

Dando início ao último dia do Festival de Cinema de Gramado, há um espaço no segundo andar do Palácio dos Festivais, onde fica o Museu, para o público desfrutar de uma nova vivência de realidade virtual e consoles. Em sua terceira edição, a Mostra de Realidade Virtual e a primeira edição da Mostra de Games têm como objetivo expandir os horizontes dos produtores de audiovisual ao mercado de videogames. 

Na área de Realidade Virtual, a iniciativa traz uma vivência única, podendo o público escolher dentre seis longas-metragens brasileiros, que foram criados para emergir ao mundo cinematográfico. Já os jogos de console, visam carregar uma grande importância para o mercado de videogames brasileiros, especificamente do Rio Grande do Sul. 

A iniciativa é organizada pelas empresas RS Fantástico, grupo que reúne mais de 70 companhias, entre desenvolvedoras de games, produtoras audiovisuais e demais fornecedoras auxiliares ligadas ao setor, e a Cluster Games RS, projeto financiado pela Fapergs, em parceria com a Universidade Feevale e o Instituto Caldeira. Elas disponibilizam no evento 17 jogos de 14 desenvolvedoras gaúchas. 

Para Milena Cherutti, gestora do Cluster Games RS, o evento auxilia a propagar mais o reconhecimento ao público dos jogos nacionais e regionais. "O Rio Grande do Sul é o terceiro em nível de faturamento no Brasil, só perdendo para Rio de Janeiro e São Paulo. Então, é fundamental mostrar que a gente tem um mercado muito aquecido de games aqui, não só para jogar, mas pra quem quer trabalhar na área", destacou Milena, ao Coletiva.net

Além disso, na visão de Sabrina de Lima, representante da RS Fantástico, as empresas estarem presentes no Festival de Cinema traz uma relevância na ampliação ao mercado de jogos, mostrando que esses dois mundos, cinema e videogames, estão muito próximos um do outro. "É muito importante para o pessoal do audiovisual entender que existem outras áreas que eles podem atuar, mesmo nos jogos. Podem construir roteiros, trilhas sonoras, construir fala de personagens. São duas áreas que têm muita sinergia, e ter essa correlação no festival está sendo muito enriquecedor", comentou Sabrina ao portal.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários