Daniel Rodrigues ministra temporada de oficinas sobre Cinema Negro

Conteúdo é construído por informações, vídeos, fotos, datas e curiosidades

Oficinas são ministrados pelo crítico de cinema Daniel Rodrigues - Crédito: Arquivo Pessoal

Como noticiado por Coletiva.net, recentemente, o crítico de Cinema Daniel Rodrigues, que também é presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), esteve presente na mostra 'Protagonismo Negro no Cinema', em Alegrete. Na oportunidade, ele ministrou o curso 'Cinema Negro, História, Cineastas e Linguagens'. A iniciativa é a primeira de uma temporada de oficinas que ocorrerá em cidades do Rio Grande do Sul, abordando sobre o cinema produzido por negros e sobre os negros em três blocos: África, Brasil e Estados Unidos. O conteúdo é amparado por informações, vídeos, fotos, datas e curiosidades. 

Em conversa com a equipe de reportagem do Coletiva.net, Daniel contou que a iniciativa é uma parceria com o Sesc do Rio Grande do Sul, e que as atividades serão realizadas entre os meses de maio a julho. Os encontros ocorrerão em cidades como: Camaquã, Carazinho, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Porto Alegre, Santa Rosa, Uruguaiana e Venâncio Aires. 

A oficina aberta ao público terá inscrições realizadas por meio das unidades Sesc de cada cidade. Para Daniel, é satisfatório poder transmitir um conhecimento que foi estruturado e pensado de uma forma personalizada a um público que anseia receber essa informação. 

"São conteúdos que estão disponíveis, mas que passam pela minha curadoria por meio da bagagem e experiência, e ver isso sendo absorvido, trocado, refletido pelos outros é o melhor retorno que se pode ter", complementa. Sua expectativa para os próximos encontros é a melhor possível, onde deseja encontrar uma diversidade de perfis de público, como estudantes, artistas, amantes de cinema e pessoas das comunidades curiosas e interessadas em ampliar seus conhecimentos e visões de mundo. "Creio que, com esta oficina, possa colaborar com essa finalidade", concluiu o crítico.

 

Comentários