A Cordão, um consultoria de estratégia para marcas, desenvolveu uma pesquisa, em parceria com a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), sobre o uso da Inteligência Artificial (IA), no Brasil. Intitulada de 'IA no Marketing - Como o profissional de marketing brasileiro se relaciona com a Inteligência Artificial?', a apresentação do estudo acontecerá na terça-feira, 16, às 19h, ao vivo, no canal do YouTube da empresa. Além disso, na ocasião, além da apresentação de resultados, haverá um espaço para bate-papo.
O estudo, realizado com mais de 310 profissionais de todo o País, foi baseado em uma coleta de dados realizada por meio de formulário on-line. Os dados quantitativos foram analisados e se considerou tendências do mercado, informações globais e entrevistas aprofundadas com especialistas. Conforme informações adiantadas pela Cordão, a pesquisa promete dados que retratam um profissional de Marketing disposto a investir e aprender novas tecnologias de mercado.
Resultados
Entre os resultados que serão apresentados no lançamento, a consultoria antecipa que 99% dos profissionais de Marketing acreditam que a IA revolucionará a área. Somente 5% deles nunca usaram nenhuma ferramenta de IA e 40% afirmam que usam sempre. Além disso, a grande maioria, 71%, não tem receio de ter sua mão de obra substituída por mecanismos de Inteligência Artificial.
Para Daniele Lazzarotto, fundadora da Cordão, o Marketing é um dos setores que mais passará por transformações nos próximos anos. "Ao pesquisar o impacto desta tecnologia para as marcas, notamos uma carência de produção nacional. Assim, esperamos que este relatório seja capaz de oferecer evidências para ajudar as marcas brasileiras a se fortalecerem neste novo contexto tecnológico", finaliza.
A pesquisa é uma iniciativa da Cordão com o apoio da ARP, E-commerce Brasil, Grupo de Planejamento, Pmweb, Padrinho Assessoria e Share. Juntos, essas empresas buscam fornecer dados nacionais de qualidade sobre a IA Generativa, capacitando as marcas brasileiras a desenvolverem estratégias no contexto tecnológico.