A gaúcha Paipe Tecnologia e Inovação, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), lançou, nesta semana, a Consolida RS, plataforma que reúne informações sobre as enchentes que atingem o Estado. No serviço são reunidos dados e listas atualizadas em tempo real sobre abrigados, resgatados, desaparecidos, ajuda voluntária e abrigos.
O cientista de dados da empresa e professor da Unisinos, Felipe de Morais, explica que a ação pretende auxiliar de inúmeras maneiras, servindo como um agregador de soluções. ?Já existiam outras ferramentas, atuando em diversas frentes, relacionadas à catástrofe. A nossa ideia é que todas essas iniciativas sejam agrupadas no Consolida RS, seja para quem quer ajudar, ou quem precisa ser ajudado." O projeto, portanto, foi pensado de forma a possuir uma navegação fácil, acessível e com fatos precisos.
Luciana Maines, também professora da universidade, no curso de Administração, lidera a curadoria de informações e afirma que a ideia da produção da plataforma surgiu logo no primeiro final de semana de fortes chuvas, em conversas pelo WhatsApp. "Tentávamos receber e organizar o máximo que podíamos, em vários grupos, tanto dentro quanto fora da Unisinos." A profissional uniu-se, portanto, com alunos na construção de uma planilha compartilhada e, uma semana depois, o grupo foi apresentado à equipe de Data Science da Paipe.
Unindo esforços, conseguiram lançar a primeira versão do projeto em três dias de trabalho. ?Cada dia esse grupo (de curadoria) continua cadastrando. o Consolida RS tem um botão para quem quer acessar, e outro para cadastrar. A gente faz um filtro porque eu acho que o principal ponto é a questão da credibilidade", explica Maines. Em certas seções, o usuário consegue localizar uma pessoa ou animal de estimação desaparecido nas listas de resgatados, incluindo fotos, número para contato e outras informações.
O site ainda mostra as maiores necessidades de certas pessoas, possibilitando um diálogo entre o usuário com aqueles mais afetados pela catástrofe, e disponibiliza dados em tempo real sobre o nível do Guaíba e mapas de estradas. Uma aba também permite acesso às listas de abrigos com informações sobre aceitarem ou não animais, lotação, localização, contatos e necessidades de doação. Contatos para doações também são exibidos, fornecendo opções para quem deseja enviar dinheiro diretamente para os mais atingidos pelo desastre natural.
Luciana ainda afirma que o projeto está em constante evolução, sendo uma plataforma viva que receberá novas atualizações. ?Hoje mesmo eu já criei mais um ícone, que é o apoio a empresas. Lá, é possível localizar empresas que estão dispostas a trabalhar com outras para tentar fazer com que consigam se reorganizar. Ou seja, à medida que as coisas forem evoluindo, as necessidades forem mudando com o decorrer do tempo, a plataforma vai também sendo atualizada", encerra a profissional. Confira a plataforma.
Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.