O Conselho de Comunicação Social (CCS), órgão que pertence ao Congresso Nacional, em 1º de julho, às 9h30, durante audiência pública, debaterá sobre a saúde dos profissionais da área. A pauta foi sugerida pelo conselheiro José Antônio de Jesus da Silva, porém a discussão, originalmente, era voltada para os trabalhadores de rádio e televisão, mas a conferência foi estendida a todo o setor.
Conforme o conselheiro ponderou, em reunião do colegiado, são muitos os profissionais radialistas afastados devido a problemas de saúde. ?Locutor com câncer de garganta; técnicos com câncer de vários tipos; trabalhadores afastados por problemas de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), tendinite, tenossinovite, uma série de consequências?, afirmou.
A audiência conta com a presença da analista em ciência e tecnologia e jornalista na Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho, Cristiane Reimberg; e do médico sanitarista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Hélio Neves. A auditora fiscal do Trabalho Roseniura Santos também compõe a mesa de debate.
O evento será interativo, pois o público poderá enviar perguntas e comentários por meio do telefone da Ouvidoria do Senado 0880 061 2211, ou pelo Portal e-Cidadania. As mensagens podem ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo. O evento oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora atividade complementar em curso universitário.