Connection Terroirs do Brasil celebra início das atividades no Palácio dos Festivais

Evento busca valorizar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG)

Evento está em sua 8ª edição - Crédito: Anselmo Cunha

Recentemente, foi realizada a solenidade de abertura do Connection Terroirs do Brasil, evento que tem por intuito valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG). A cerimônia ocorreu no Palácio dos Festivais, em Gramado, e reuniu autoridades, entidades representativas, produtores, jornalistas e influenciadores. Na sua 8ª edição, o evento busca exaltar as delícias e belezas dos produtos com IG das mais diferentes regiões do país. 

Durante sua fala, a CEO da Rossi & Zorzanello, empresa realizadora do evento, Marta Rossi, destacou a importância do tema para o desenvolvimento econômico e do turismo, sendo uma ferramenta com grande poder de transformação de um território. "O Sebrae nos desafiou a ingressar nesse segmento de mercado e somos extremamente gratos a essa provocação. Neste ano, reunimos 16 estados brasileiros, que trazem aqui para Gramado o que há de mais genuíno em nosso vasto país", comenta.

Eduardo Zorzanello, também CEO da Rossi & Zorzanello, mencionou o papel da agricultura familiar como alicerce dos produtos com indicação geográfica. "É importante valorizarmos a base. E aqui, teremos 14 agroindústrias. O Connection vai além de um evento de negócios, de experiências únicas: trabalha o poder da inclusão pela educação". Correalizado pelo Sebrae, o evento reúne até sábado, 31, 52 IG de norte a sul do país. De acordo com Joel Vieira Dadda, diretor-superintendente do Sebrae do Rio Grande do Sul, a iniciativa representa a força da origem da terra e da tradição, levada adiante por produtores e famílias que mantêm vivas suas heranças locais. "Acreditamos em gente que transforma saberes em negócios, em territórios, em experiências", complementa.

Comentários