Com o mote 'O Poder de Duvidar' ARI divulga campanha

Trata-se de uma iniciativa que visa promover o pensamento crítico e o consumo consciente de informações entre a população

26/09/2024 15:00
Com o mote 'O Poder de Duvidar' ARI divulga campanha /Crédito: Reprodução

Recentemente, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) apresentou a nova fase da campanha 'O Poder de Duvidar'. Trata-se de uma iniciativa que visa promover o pensamento crítico e o consumo consciente de informações entre a população. A iniciativa, que conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande Sul (TJ) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande Sul (TRE), foi divulgada pelo vice-presidente da ARI, Leandro Olegário, durante o espaço Vitrine no encontro 'Tá na Mesa', que aconteceu na última semana, evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). 

O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de questionar as informações que recebem, especialmente aquelas provenientes de fontes não confiáveis. Em um cenário onde a disseminação de notícias falsas se tornou um problema crescente, a ARI busca incentivar a cautela e a verificação da veracidade das informações antes do compartilhamento.

Durante a ocasião, Olegário disse que é fundamental que as pessoas desenvolvam um senso crítico aguçado e ajam com prudência ao consumir e compartilhar informações. ?Queremos valorizar o jornalismo profissional e conscientizar sobre os riscos da desinformação?, exaltou. 

Iniciativas da ARI

Como parte dessa iniciativa, a ARI defende a volta da obrigatoriedade do diploma para jornalistas, a fim de contribuir para a melhor qualidade da produção informativa no Brasil. Além da campanha, a Associação tem realizado uma série de entrevistas ao vivo com candidatos políticos, transmitidas pelo Facebook. Essa ação visa proporcionar ao público acesso direto às propostas e ideias dos candidatos, para fomentar um debate mais informado e transparente.

A ação 'O Poder de Duvidar' surge com o objetivo de responder questionamentos a respeito dos desafios significativos relacionados à desinformação e às fake news. Ao promover o pensamento crítico e o jornalismo responsável, a ARI visa contribuir para um ambiente informacional mais saudável e confiável no país.