Coletiva.TV: Estratégia de Comunicação Eleitoral é tema no 'Fala, Mercado'

Márcia Christofoli recebeu como convidados Lucas Dalfrancis e Luiz Otávio Prates

Lucas Dalfrancis é CEO da Notório e Luiz Otávio Prates é coordenador geral de Comunicação da campanha de Sebastião Melo - Crédito: Coletiva.tv

Eleições voltando a ser pauta no 'Fala, Mercado'. Segundo Márcia Christofoli, apresentadora do programa, isso acontece porque, "quando se olha para a Comunicação nesse período, surgem assuntos e recortes interessantes a todo momento". Para o episódio desta semana, a ideia foi dar um olhar mais amplo, tratando sobre as estratégias de Comunicação na corrida eleitoral. A jornalista recebeu Lucas Dalfrancis, CEO da Notório e o Luiz Otávio Prates, coordenador geral de Comunicação da campanha de Sebastião Melo e ex-secretário de Comunicação de Porto Alegre, para tratar do assunto.

O debate começou com Luiz Otávio falando que a estratégia de Comunicação na corrida eleitoral começa na própria política. Ele citou como exemplo a atual campanha, na qual o candidato com quem trabalha fez uma coligação com oito partidos, o que o profissional avalia como determinante para uma estratégia, pois isso define o tempo de televisão, o número de inserções comerciais, a construção de conteúdo para redes e mobilização de rua. "Todos esses canais precisam estar conectados, é o meu papel fazer a amarração de todas essas pontas", explicou.

Dalfrancis recordou que é natural de uma cidade de 25 mil habitantes, Santa Cruz do Sul, onde o ápice da política eram os comícios. Segundo ele, as comunidades e paróquias ficavam lotadas de pessoas para ver os políticos com admiração. Conforme o profissional, atualmente, a Notório trabalha em 10 campanhas majoritárias ao mesmo tempo, atuando com candidatos de cidades pequenas e grandes. "Apresento esse paralelo porque as realidades e dores das pessoas são diferentes. Então, acho que, se o primeiro passo é começar na política, o segundo é olhar para a aldeia", afirmou.

Para Dalfrancis, a estratégia de Comunicação é muito mais a interpretação da realidade daquilo que o eleitor sonha e precisa, de como se pode sanar suas dores sociais, do que a genialidade da Publicidade ou do Marketing. "A exemplo disso é que têm cidades com 15% de eleitores indecisos e que o voto está cristalizado, enquanto há outras que o cenário é o oposto. É esse fino trato que compõe a estratégia", disse.

Prates se diz favorável às mudanças de contexto e que a Legislação Eleitoral vem "moralizando a disputa". Ele recordou que anos atrás, muros eram pintados, o que "enfeiava" a cidade, eram distribuídos panfletos e não havia nenhum tipo de fiscalização ou punição. "Esse período deve ser limpo, claro e bonito, pois é o maior momento de exaltação da democracia que nós temos. Não podemos dar às costas para esse momento tão importante para a nossa sociedade", colocou.  

Confira o episódio completo:


Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo), pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital) e pelo canal 168 da Soul TV. 

Comentários