Coletiva.net 25 anos: 'Fala, Mercado' desta semana trata sobre o marco do portal

José Luiz Monteiro Fuscaldo e Iraguassu Farias são os convidados do Coletiva.TV

José Luiz Monteiro Fuscaldo é um dos fundadores do portal e Iraguassu Farias é sócio e diretor comercial de Coletiva.net - Crédito: Coletiva.tv

Pioneirismo e postura visionária. Vinte e cinco anos, um quarto de século. O episódio desta semana do 'Fala, Mercado' é de casa, em família. O programa fala do aniversário de Coletiva.net, o carro-chefe de Coletiva.tv. Para contar toda essa trajetória, a apresentadora Márcia Christofoli recebe José Luiz Monteiro Fuscaldo, um dos fundadores do portal e Iraguassu Farias, sócio e diretor-comercial de Coletiva.net.

A conversa se iniciou com Fuscaldo recordando que antes de fundar o Coletiva.net, ele e os dois sócios, Luiz Fernando Moraes e José Vieira da Cunha, trabalhavam na Comunicação do governo do Estado, na gestão de Antônio Britto. "Fizemos um trabalho integrado, pela primeira vez um governo teve um trabalho que tinha o controle da Comunicação geral", contou  

Conforme Fuscaldo, depois que o mandato acabou, os três se uniram para fundar uma empresa de Comunicação, e para que tivesse visibilidade no mercado, então tiveram a ideia de criar um conteúdo inspirado na 'Jornalista Companhia', um veículo que falava sobre os profissionais de todo o Brasil. Por ser um conteúdo que os reconectava com todo o mercado, ampliaram para a Publicidade, Relações Públicas, para a Comunicação Geral e depois para o Marketing. "Então nasceu o 'Guia da Imprensa', que era uma folha sobre as informações do mercado, sobre onde estavam os jornalistas, quem comprava o que e quais agências estavam lançando. Enviamos por fax o material para os assinantes e amigos", recordou.

Segundo Farias, sempre teve uma boa relação com o Vieira, e que um dia foi procurado pelo profissional, que contou que ele e os sócios descontinuariam o portal, e perguntou se não gostaria de fazer uma proposta. "Ele me disse algo muito interessante: 'tem uma característica que nós não queremos que esse filho perca, então é muito importante saber para quem a gente vai vender'", disse.

Por perceber que o pedido do Vieira era algo fundamental para a compra, Farias revelou que ele, talvez, não pudesse dar essa garantia, mas que a Márcia poderia. "Sempre digo que a Coletiva não é tão grande somente pela audiência, mas sim por sua história, e pelo maior ativo que tem hoje, a credibilidade", disse.

Confira o episódio completo:


Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo), pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital) e pelo canal 168 da Soul TV. 

Comentários