Cobertura das eleições 2024 é abordada em seminário da Agert e SindiRádio

Parceria entre entidades e TRE-RS abordou regras e consequências jurídicas para a imprensa em caso de irregularidades

Seminário é iniciativa da Agert, do SindiRádio e do TRE-RS para a garantir de um processo eleitoral transparente - Créditos: Tiago Medina/Matinal Jornalismo

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), em Porto Alegre, recebeu, na última semana, o Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024. O encontro reuniu representantes das emissoras de rádio e televisão do Rio Grande do Sul. O evento, promovido em uma parceria entre a Associação Gaúcha de Emissoras e Televisão (Agert), o SindiRádio e o tribunal, integra uma série de quatro edições do seminário e visa capacitar os veículos de imprensa para o processo eleitoral de 2024.

Para tratar de assuntos como diretrizes para propaganda política e descumprimento das regras, o propósito da iniciativa é garantir uma cobertura responsável e transparente. Realizado desde 1996 e com passagem por cidades como Caxias do Sul e Cachoeira do Sul, painéis temáticos como 'Pode X Não Pode: na Programação Normal de Rádio e TV no Período Eleitoral',  'Inteligência Artificial e o Combate à Desinformação através da Educação Midiática e Informacional' e 'Urnas Eletrônicas e Segurança no Processo Eleitoral' compuseram a programação.

O presidente da Agert e do SindiRádio, Roberto Cervo Melão, frisou que o conhecimento pode ajudar a mitigar prejuízos financeiros às emissoras. "Esses seminários ajudam a prevenir questões que podem resultar em multas superiores a R$ 100.000,00", comenta. Já o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, destacou a confiança que a Justiça Eleitoral tem na imprensa tradicional: "[ela] checa a informação, fazendo com que chegue a verdade na cabeça, na mente e no coração dos eleitores e eleitoras", afirmou.

Comentários